Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Notícias > Educação a Distância do IFPE recebe nota em avaliação do INEP

Notícias

Educação a Distância do IFPE recebe nota em avaliação do INEP

A modalidade ganhou nota 4, numa escala que vai de 1 a 5, e foi autorizada a ofertar cursos por mais cinco anos
por publicado: 29/06/2016 14h49 última modificação: 29/06/2016 14h49

Mais um resultado expressivo para a já extensa lista de notas obtidas pelo IFPE: a Educação a Distância ofertada pela instituição recebeu a nota quatro, numa escala onde cinco é a nota máxima, em avaliação institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). A comissão avaliadora visitou a instituição entre os dias 20 e 22 de junho.

 Nas palavras de Clayson Pereira, diretor de Educação a Distância do IFPE, o resultado obtido pela Educação a Distância reflete um trabalho feito em equipe por todos os profissionais envolvidos, além de apontar para um caminho de busca permanente por excelência em resultados. “Avaliações, de um modo geral, nos fazem redescobrir nossos valores. São nesses momentos em que percebemos a superação de desafios, resultando num momento de amadurecimento e renovação da práxis pedagógica. A nota obtida é o reflexo de um trabalho dedicado e contínuo na busca pela qualidade”, concluiu.

 De acordo com Rosa Vasconcelos, gestora da Divisão de Ensino da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), a nota implica num impacto positivo para a Educação a Distância na instituição: “Autoriza o IFPE a ofertar cursos a distância por mais cinco anos, até o próximo processo de recredenciamento, e fortalece a modalidade”, disse ela. A iniciativa faz parte da política de avaliação de Ensino Superior através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

 Foram avaliados critérios como: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Política de Ensino; Responsabilidade Social; Comunicação com a Sociedade; Políticas de Pessoal; Gestão Institucional; Infraestrutura Física; Planejamento e Avaliação Institucional; Política de Atendimento ao Discente; e Sustentabilidade Financeira. “Além dos itens citados, podemos dizer que este tipo de avaliação também foca na formação acadêmica, titulação, experiência profissional e produção acadêmica de professores e tutores”, detalhou Rosa.

 O IFPE já recebeu, em 2016, avaliações de cursos oferecidos pela instituição: Tecnologia em Design Gráfico (Campus Recife) e Bacharelado em Agronomia (Campus Vitória de Santo Antão) obtiveram nota quatro, enquanto Bacharelado em Engenharia Mecânica (Campus Caruaru) obteve nota três. Em avaliações anteriores, os cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Geografia, na modalidade EaD, também receberam nota quatro.