Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Notícias > IFPE EaD oferece cursos gratuitos de extensão

Notícias

IFPE EaD oferece cursos gratuitos de extensão

Inscrições vão até segunda (26). Cursos são na área de tecnologia e matemática
por publicado: 22/09/2022 17h03 última modificação: 22/09/2022 17h46

A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFPE prorrogou as inscrições para dois cursos de extensão que estão sendo oferecidos pela unidade: “H5P como recurso virtual interativo de suporte aos profissionais da Educação Básica” e “Laboratório de Ensino de Matemática: um espaço de ensino-aprendizagem”. Ambos os cursos são gratuitos e os interessados poderão se inscrever até a próxima segunda-feira (26). 


H5P como recurso virtual interativo de suporte aos profissionais da Educação Básica

O curso será totalmente online e oferecerá 40 vagas, voltadas para profissionais da Educação Básica que tenham interesse. O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. Após o fechamento da turma, os demais inscritos ficarão na suplência (lista de espera) conforme a ordem de seleção. As atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da Educação a Distância do IFPE (avea.ead.ifpe.edu.br). 

Segundo informações do Boletim Capes 2018, muitas pessoas têm dificuldade em se manterem ativas no ensino a distância, e um dos fatores que contribui para o aumento da evasão é a falta de interação entre estudante e tutoria. De acordo com Fabíola Paes, coordenadora de Pesquisa e Extensão da EaD, normalmente a maioria das ferramentas promovem uma comunicação com pouca interatividade o que, agregado a outros fatores, funcionam como gatilhos, podendo promover a evasão e aumentar o distanciamento entre os estudantes e professores. “Sendo assim, decidimos investir e nos aprimorar em tecnologias que proporcionam a construção de um ambiente virtual com mais recursos interativos e dinâmicos, o que consequentemente irá proporcionar um maior engajamento dos estudantes com o conteúdo ministrado”, ressalta Fabíola.

Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

Para mais informações, acesse as regras de inscrição.

 

Laboratório de Ensino de Matemática: um espaço de ensino-aprendizagem

O curso está ofertando 60 vagas, distribuídas da seguinte forma: 30 para professores e estudantes do município de Águas Belas (PE) e cidades circunvizinhas; e 30 para professores e estudantes do município de Santana do Ipanema (AL) e cidades circunvizinhas. O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com os encontros presenciais nos próprios polos EaD, e também pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. 

O curso objetiva formar os professores e estudantes para a utilização de forma significativa de jogos e materiais concretos encontrados no Laboratório de Ensino de Matemática. De acordo com Fabíola Paes, coordenadora de Pesquisa e Extensão da EaD, a forma abstrata como a Matemática é tratada em sala de aula e o estigma que a acompanha de longa data faz com que grande parte dos estudantes estabeleçam, mesmo que inconscientemente, aversão a essa disciplina. "Tendo isso em vista, é necessário que haja por partes dos educadores uma revisão sobre a situação atual da prática docente, traçando estratégias de resolução, identificando novos meios de tornar sua aula mais atrativa, visando à interação do aluno com o conteúdo estudado em sala de aula", ressalta.

Para se inscrever, CLIQUE AQUI. 

Para mais informações, acesse as regras de inscrição.