Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Notícias > Projeto proporciona espaço para prática de RPG

Notícias

Projeto proporciona espaço para prática de RPG

Interessados podem se inscrever gratuitamente, via formulário eletrônico, para participar das sessões de jogo
por publicado: 15/08/2016 17h41 última modificação: 16/08/2016 08h45

Role-playing game. O nome, em inglês, pode não ser familiar para a maioria das pessoas, mas a sigla, com certeza, é: o RPG já se tornou assunto comum nas rodas de conversa sobre entretenimento e chegou a ser retratado em cenas de séries como The Big Bang Theory, queridinha dos nerds de plantão. A proposta, como entrega a tradução do nome, é simples: o “jogo de interpretação de personagens” convida os participantes a construírem, juntos, uma aventura.

 Filipe Valentim, professor da Educação a Distância do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), garante: além do entretenimento, o RPG tem contribuições muito interessantes para seus adeptos. “O RPG estimula a interação, o desenvolvimento de aspectos cognitivos, além da vivência e da interação social”, diz ele. E foi com essa perspectiva que ele coordena o projeto de extensão cuja proposta é o estabelecimento de um espaço para a prática do RPG como uma ferramenta lúdica no auxílio do desenvolvimento cognitivo.

 A ideia é simples: sempre aos finais de semana, reunir um grupo de pessoas interessadas em conhecer e/ou exercitar o RPG. Para o primeiro encontro, já marcado para o próximo sábado, dia 20, os presentes vivenciarão a construção de personagens e a construção colaborativa da narrativa. “Este primeiro momento servirá de introdução. Para quem não está familiarizado com o RPG, será uma oportunidade de quem não conhece o jogo ser apresentado às regras, ao funcionamento da dinâmica; para quem já familiarizado, será um momento de vivência”, detalha Filipe.

 Podem participar professores, técnicos administrativos, estudantes, colaboradores e profissionais terceirizados atuantes no IFPE, nas modalidades presencial e a distância, além da comunidade externa, que tenham interesse na prática do RPG. Para isso, basta aos interessados preencherem um formulário on line. Os encontros serão realizados a cada duas semanas na sede da Diretoria de Educação a Distância do IFPE, localizada no Edifício Anexo da Sudene, na Iputinga.

 Interação, relacionamento, entretenimento, diversão são as palavras-chave da iniciativa. Além do aspecto lúdico no auxílio do desenvolvimento cognitivo, também temos a expectativa de criarmos um grupo contemplado com a proposta de um espaço próprio para a prática do RPG”, declarou Filipe. Interessados podem entrar em contato com o coordenador do projeto enviando e-mail para filipe.valentim@ead.ifpe.edu.br Para preencher o formulário de inscrição, clique aqui.