Você está aqui: Página Inicial > Campus > Garanhuns > Notícias > Campus tem participação expressiva no X Connepi

Campus tem participação expressiva no X Connepi

Apresentações orais de pôster e minicurso foram as contribuições à programação do X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação
por publicado: 14/12/2015 00h00 última modificação: 13/03/2016 15h23

Estudantes e docentes do Campus Garanhuns integraram a programação do X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado no Instituto Federal do Acre (IFAC), de 30 de novembro a 3 de dezembro.

Os docentes Fernanda Gonçalves e Roberto França ofertaram o minicurso “Uma básica apresentação do alfabeto phonético internacional (IPA): caminhos para ser bem-sucedido na pronúncia do inglês americano”. O minicurso selecionado entre as sete propostas apresentadas na área de linguística foi ofertado para estudantes e servidores do IFAC e demais participantes do Connepi e buscou estimular os estudos da pronúncia da língua inglesa.

Para Fernanda participar do Connepi é uma grande realização profissional e pessoal. “Sempre desejei estar no meio acadêmico, mas só agora que me tornei servidora federal é que estou realizando esse sonho. Essa realização não está apenas me tornando uma profissional melhor, mas também um ser humano melhor que passa a aprender mais do que ensina em um congresso onde as realidades e culturas do Brasil todo estão presentes”, ressalta.

Além do minicurso seis trabalhos foram apresentados por estudantes do campus, divididos nas categorias de pôster e apresentações orais. Os trabalhos são frutos de projetos de pesquisa, de extensão e da Prática Profissional Orientada (PPO), atividade de conclusão dos cursos.

Ivson Leon, estudante do curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente apresentou dois trabalhos frutos de atividades do IFPE Garanhuns e destacou todo o apoio recebido pelos que fazem a instituição para sua participação no Connepi. “Graças ao IFPE, amigos, coordenadores e professores, que me apoiaram financeiramente e intelectualmente, tive a oportunidade e honra imensurável em minha curta carreira acadêmica de participar do X CONNEPI, em Rio Branco. Tenho certeza que esse momento vai me fazer crescer e, muito, como acadêmico e ser humano".

Ivson fez parte do grupo de discentes que estiveram no Acre formado ainda por Tatiane Amaral, Karen Andrade, Edvania Valério e Lúbia Farias. Tatiane, mãe de Karem, relata o que representou para ela estar com sua filha levando em família o nome do IFPE para estudantes e docentes de todo o Brasil. “Só temos a agradecer ao IFPE por nos proporcionar essas atividades. O meu sentimento é de orgulho e responsabilidade ao mesmo tempo, pois passo a passo alcançamos novos objetivos, sejam eles de cunho acadêmico ou de crescimento pessoal e profissional”, avalia.

O diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica, Wilker Azevedo, acredita que a participação dos discentes em um congresso do porte do Connepi é uma forma de dar publicidade às atividades realizadas pelos estudantes e seus grupos de pesquisa, além de prepará-los para novos desafios. “É de suma importância levar as informações e resultados produzidos pelas pesquisas para um ambiente de discussão já que essa iniciação dos estudantes é fundamental para prepará-los para as atividades que serão enfrentadas com mais rigor e intensidade na vida acadêmica”.

Conheça os trabalhos apresentados no IFAC e os integrantes dos grupos de estudo e pesquisa:

Tatiane de Andrade Amaral
Pôster: Perfil dos discentes do curso Técnico em Eletroeletrônica modalidade integrado do ifpe Campus Garanhuns Orientadores: Cristiane Tessmann, Marcelo Simões Tessmann

Lúbia Cordeiro de Farias
Apresentação Oral: ESTUDO DO RIACHO ANGELIM: FONTES POLUIDORAS

Karen Gabrielly Andrade de Araújo
Poster: Perfil dos gestores do setor hoteleiro da cidade de Garanhuns/pe Participantes: Karen Gabrielly Andrade de Araújo, Beatriz Maria Tenório Ramos, Tatiane de Andrade Amaral, Mariana Antunes da Cunha Pinheiro, Wanderlei Pereira da Silva, Marcelo Simões Tessmann

Ivson Leon
Pôster: Fortalecendo a resiliência da comunidade do Timbó como atividade de extensão. Orientadora: Ednéa Alcântara.

Pôster: Qualidade de água: o estado trófico de três ecossistemas aquáticos. Participantes: Ivson Leon, Isaveça Buriti, Jaciele Lopes e Maria Fernanda. Orientadora: Fabíola Dantas.

Edvânia Valério da Silva
Pôster: Resiliência comunitária da comunidade quilombola do Castainho. Garanhuns-PE. Orientadora: Edinéa Alcântara