Você está aqui: Página Inicial > Campus > Igarassu > Notícias > Em noite de homenagens, Campus Igarassu celebra aniversário de quatro anos

Em noite de homenagens, Campus Igarassu celebra aniversário de quatro anos

Cerimônia foi realizada no dia 31 de outubro, no pátio externo do Campus, com a presença de servidores e estudantes
por publicado: 03/11/2018 13h08 última modificação: 03/11/2018 13h17

A noite de quarta-feira (31) foi especial para a comunidade do IFPE – Campus Igarassu. Numa cerimônia marcada por homenagens e agradecimentos, gestores, servidores, profissionais terceirizados, estudantes e demais convidados  se reuniram, no pátio externo do campus, para celebrar o aniversário de quatro anos de criação da unidade do Instituto, no município de Igarassu. Na ocasião, também foi realizada a assinatura simbólica da Ordem de Serviço para construção da sede definitiva do Campus, prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2020.

A solenidade foi aberta com a apresentação do saxofonista Rafael Vieira. A mesa de honra foi formada pela Reitora do IFPE, Anália Ribeiro, pelo prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, pelo Diretor Geral do Campus, James Lima, pelo Diretor de Ensino, Ivo Félix e pelo Diretor de Administração e Planejamento, Alex Moreira. “O momento é de festa e gratidão. Esse é um momento muito alegre e gratificante para quem trabalha diariamente para mudar a realidade de um país e de uma região através da educação. É isso o que temos procurado fazer todos os dias, há quatro anos, aqui em Igarassu”, destacou o professor James Lima, à frente da Direção Geral do Campus.

O prefeito Mário Ricardo lembrou do processo de implantação do Campus e das negociações para que a cidade recebesse uma unidade do IFPE como parte do processo da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A aula inaugural do Campus aconteceu em 16 de outubro de 2014, na primeira sede provisória, localizada no prédio da Faculdade de Igarassu (FACIG).

“Essa conquista começou muito antes de mim e recebemos um crédito de confiança da instituição desde o início. Sempre sonhamos com algo diferente para Igarassu e o Instituto sempre fez parte desse sonho porque acreditamos que só através da educação e do emprego é que podemos dar oportunidade às pessoas para que elas corram atrás dos seus sonhos”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

A reitora Anália Ribeiro fez um agradecimento a equipe responsável pela implantação do Campus, em 2014, e também ao atual quadro de servidores e alunos. “É um Campus que sem se destacado pelo cuidado, carinho e capricho em todos os seus processos. O Campus Igarassu tem enfrentado seus desafios com muito brilho, coragem e inteligência. É por isso que estamos aqui, hoje, nesse momento tão bonito. Gratidão pelo trabalho de cada um de vocês”, disse.

Atualmente, o Campus oferta dois cursos técnicos subsequentes nas áreas de Logística e Informática para Internet, além do curso superior em Gestão da Qualidade e de cursos de Formação Inicial e Continuada como parte do Pronatec. Ao longo da cerimônia, foram exibidos vídeos, resgatando a história do Campus e mostrando o registro de alunos e servidores. Ao final, o público se reuniu para cantar os parabéns e realizar o corte do bolo para celebrar a data.

O PAPEL DOS PROFESSORES

Embora a noite tenha sido marcada por homenagens a todos os segmentos da comunidade acadêmica, uma categoria especial teve seu papel enaltecido nos discursos proferidos ao longo da solenidade: os professores. O Diretor de Ensino do Campus Igarassu, professor Ivo Félix, leu um poema de autoria do jornalista palestino e franco-libanês Samir Kassir, como forma de destacar a importância do trabalho dos docentes que, segundo ele, têm se tornado alvo durante o período atual.

A reitora Anália Ribeiro disse se sentir representada pelas palavras do professor e ressaltou a confiança depositada em todos os professores do IFPE. “Quero expressar minha grande confiança na qualidade do conhecimento que vocês têm e na forma como cada um de vocês conduz os trabalhos em sala de aula. Tenho a absoluta certeza que vocês dirigem os trabalhos no mesmo intuito com que o Instituto foi criado: formar pessoas em todas as dimensões. Cada um de vocês, professoras e professores, sabem disso e se empenham para que o conhecimento nem seja acrítico nem sinta falta de afeto”, pontuou.