IFPE Igarassu inicia Ciclo de Palestras Raízes do Brasil

Primeiro encontro on-line será no dia 8 de março

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPE Campus Igarassu dará início ao Ciclo de Palestras Raízes do Brasil no próximo dia 8 de março, às 19h. A palestra de abertura será proferida pelo professor doutor Maciel Henrique Silva, do IFPE Campus Recife. Com o tema “Casas Grandes e Nem tão grandes”, o encontro virtual será na plataforma Google Meet. Link para acesso: bit.ly/palestra-raizes-2021.

Sobre o palestrante

Professor titular do IFPE Campus Recife, Maciel Henrique Carneiro da Silva é doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e licenciado em História também pela UFPE.

O Prof. Dr. Maciel Henrique Silva é integrante Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero – NUPEGE, da UFRPE, liderado pela Dra. Alcileide Cabral do Nascimento; pesquisador do GT de Estudos Gênero e do GT Mundos do Trabalho, vinculados a ANPUH-NACIONAL.

Com experiência na área de História e como poeta, atua principalmente nos seguintes temas: história social e da cultura, trabalho, escravidão, mulheres e gênero. Publicou quatro livros intitulados “Dicionário de Conceitos Históricos” (2005), “Pretas de Honra” (2011), Nem Mãe Preta, Nem Negra Fulô (2016) e “Retalhos & Bricolagens” (2006), sendo os três primeiros como historiador e o último como poeta. Atualmente, é pesquisador do Grupo de Pesquisa “História, Cultura e Trabalho” e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), no IFPE Recife.

Raízes do Brasil

O Ciclo de Palestras Raízes do Brasil é uma atividade de extensão acadêmica que tem o objetivo de promover uma série de conferências sobre a formação da identidade brasileira. Para tanto, serão convidados historiadores, sociólogos, antropólogos, geógrafos, bem como críticos literários, de cinema e de artes visuais, para discutirem com a comunidade acadêmica do IFPE Campus Igarassu aspectos cruciais da cultura nacional.

Os conferencistas terão em torno de 45 minutos para explanar o tema para o qual foram convidados a desenvolver e, em seguida, será aberto o espaço para as perguntas do público. Espera-se que o diálogo e o debate entre os conferencistas, discentes, docentes e outros agentes da comunidade acadêmica promovam deslocamentos de perspectivas e enriquecimento de visões de mundo.

Dessa forma, o Ciclo de Palestras Raízes do Brasil almeja contribuir com a formação do senso crítico da nossa comunidade ao pôr em questão as imagens que o Brasil construiu de si mesmo ao longo do processo histórico.

O próximo evento do Ciclo de Palestras Raízes do Brasil está previsto para o próximo dia 16 de março.

Evento: Ciclo de Palestras Raízes do Brasil

Palestra: “Casas Grandes e Nem tão grandes”

Palestrante: Prof. Dr. Maciel Henrique Silva, do IFPE Campus Recife.

Data: 08 de março de 2021

Local: Google Meet