Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Ensino > Orientações a estudantes

Orientações a estudantes

por Denise Galvani publicado 29/04/2022 11h57, última modificação 08/08/2022 13h13

Olá, estudante!

Esta página contém algumas informações úteis para você.

Navegue pelos tópicos a seguir:

  • (1) Acesso ao sistema acadêmico (Q-Acadêmico)
  • (2) E-mail Institucional
  • (3) Sistema Fluxo
  • (4) SIAD Digital – Atendimento ao Discente
  • (5) Carteira de Estudante
  • (6) Fardamento
  • (7) Biblioteca
  • (8) Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão
  • (9) Assistência Estudantil - Bolsas e atendimento multiprofissional
  • (10) Estágio e Práticas Profissionais

 

=========================================================

 (1) Acesso ao sistema acadêmico (Q-Acadêmico)

O Q-Acadêmico é a plataforma que concentra as informações sobre a vida acadêmica do(a) estudante: notas, frequência, documentos como histórico escolar, declarações, etc.

Na página inicial do Q-Acadêmico, procure pelo ícone "Aluno". Em seguida, clique em "Primeiro Acesso e Recuperação de Senha".  Informe seu número de matrícula (enviado ao e-mail que você informou na inscrição, ou colado ao lado de sua sala); uma senha temporária será enviada ao endereço de e-mail informado na inscrição do Processo de Ingresso. Acesse imediatamente o Q-Acadêmico e modifique a senha.

É importante que você mantenha suas informações de contato no Q-Acadêmico atualizadas e que inclua uma foto de perfil (até 100 kb), necessária para agilizar os empréstimos na Biblioteca e para a emissão de sua carteira de estudante. Se está com dificuldades para incluir a foto, veja aqui o tutorial.


(2) E-mail Institucional

Todo estudante do IFPE precisa criar um e-mail institucional (@discente.ifpe.edu.br). Ele é essencial para ter acesso a aulas e atividades acadêmicas remotas, para se inscrever em programas institucionais, etc.

Crie seu e-mail através do endereço  meuemail.ifpe.edu.br

Se você já possui conta e esqueceu a senha, deve apenas recuperar essa senha: meuemail.ifpe.edu.br/recuperar-senha/.

 

(3) Sistema Fluxo

Uma vez criado seu e-mail institucional de discente, sugerimos que você acesse o Sistema Fluxo (fluxo.ifpe.edu.br). Por ele, você poderá se inscrever em programas institucionais como os da Assistência Estudantil, e atender a demandas administrativas feitas pelo IFPE aos estudantes, como o envio do passaporte vacinal.

Se você está com dificuldades no primeiro acesso ao Sistema Fluxo, veja o tutorial disponibilizado no wiki do IFPE e siga o passo a passo. 

 

(4) SIAD Digital – Atendimento ao Discente

Diversas solicitações relativas à vida acadêmica do estudante devem ser iniciadas por meio do Setor Integrado de Atendimento ao Discente (SIAD), e a partir de lá são encaminhadas ao setor responsável no Campus Ipojuca.

Exemplos de processos iniciados pelo SIAD: justificativa de faltas; abertura/trancamento de matrícula; aproveitamento de disciplinas; início ou finalização de reconhecimento de estágio ou práticas profissionais, entre outros.

Acesse o SIAD Digital - Requerimentos para encaminhar sua solicitação.

Acesse o SIAD Digital - Dúvidas se você quer alguma informação sobre seu vínculo com o IFPE, ou se não sabe como iniciar sua demanda no SIAD. 

O SIAD também faz atendimentos presenciais, no balcão principal da Biblioteca, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.

 

(5) Carteira de Estudante e Cartão VEM Estudantil

(a) Carteira de identificação para estudantes dos Cursos Técnicos (Médio Integrado e Subsequente)

A carteira de estudante/o cartão de transporte VEM são solicitados pelo site do Consórcio Grande Recife (acesse o link). O estudante deve fornecer as informações requeridas, gerar o boleto e efetuar o pagamento para a emissão do documento.

Inclua sua foto no Q-Acadêmico (ver tópico 1), para que o Campus possa confirmar sua identidade e autorizar a emissão da carteira. Ela vem para o Campus depois de pronta, e você poderá retirá-la no SIAD. 

(b) Carteira de identificação para estudantes dos Cursos Superiores

As Carteiras de Identificação Estudantil para os estudantes do ensino superior são emitidas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) ou entidades representativas estaduais ou municipais filiadas a ela. O estudante deve escolher uma entidade e fazer sua solicitação diretamente.

O IFPE emitirá os documentos eventualmente solicitados para a emissão da carteira; obtenha a declaração de matrícula/de vínculo com a instituição na área logada do Q-Acadêmico, procurando por Solicitar Documentos > Nova Solicitação > Atestado de Matrícula. Caso a entidade emissora informe que o estudante receberá o boleto via e-mail após a aprovação da instituição de ensino, solicite essa aprovação no formulário de Requerimentos do SIAD Digital (item 43).

Obs. Caso o o estudante já tenha concluído todas as disciplinas e esteja pendente apenas com a carga horária obrigatória de atividades ou práticas profissionais (concludente do curso), não é possível imprimir a declaração de matrícula no Q-Acadêmico; neste caso, solicite diretamente via SIAD Digital - Requerimentos

 (c) Cartão VEM Estudantil

O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) também é emitido pelo Consórcio Grande Recife de Transporte Metropolitano. Veja as orientações para solicitar.

OBS.: O VEM Passe Livre, que oferece a gratuidade integral da passagem, destina-se apenas aos estudantes da rede estadual (art. 4º da Lei nº 15.554 / 2015).


(6) Fardamento

O uso do fardamento do IFPE não é obrigatório, mas é altamente recomendado pela equipe do Campus, por questão de segurança dos estudantes.

Estudantes de todas as modalidades têm direito a receber a farda, que será distribuída no início do curso, segundo a disponibilidade no semestre. Aguarde informações da Assistência Estudantil sobre a distribuição do fardamento.

Se houver necessidade de fardamento extra, para reposição em função de desgaste ou outros motivos, faça a solicitação via SIAD Digital


(7) Biblioteca

A Biblioteca Ivandro Marques da Silva funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e conta com um acervo de livros técnicos e teóricos, coleções de conhecimentos gerais e literatura.

Estudantes do Campus podem retirar livros para empréstimo domiciliar e utilizar recursos como wi-fi, computadores, espaço de estudos e acesso a periódicos científicos e bibliotecas virtuais. A equipe da Biblioteca pode orientar o estudante para a utilização do acervo e quanto à normalização de trabalhos acadêmicos, mediante agendamento: biblioteca@ipojuca.ifpe.edu.br.

A renovação do empréstimo de livros pode ser feita pelo Q-Acadêmico. A retirada de livros é mais rápida, dispensa apresentação de documento, quando o estudante está com a foto atualizada no Q (veja o Item 1).

 

(8) Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão

O IFPE conta com Programas Institucionais de apoio a estudantes que desenvolvem atividades de Pesquisa, Extensão ou de apoio ao Ensino na instituição. Conheça alguns:

  • Programa de Incentivo à Arte e Cultura
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
  • Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)
  • Programa de Monitoria 

Os programas de bolsas abrem inscrições anual ou semestralmente; fique atento(a) aos editais de seleção publicados no site do Campus

A inscrição dos estudantes nos Programas de Pesquisa (Iniciação Científica) e Extensão (PIBEX) é feita por servidores docentes ou técnico-administrativos do Campus. Se você tem interesse em desenvolver atividades de pesquisa e extensão, converse com um professor ou técnico com quem tem afinidade e informe-se sobre os projetos em curso. 


(9) Assistência Estudantil - Bolsas e atendimento multiprofissional

A Coordenação de Assistência ao Estudante do Campus (Caes) administra os programas da Política de Assistência Estudantil do Instituto e oferece apoio aos estudantes em seu percurso educacional, melhorando as condições de permanência e êxito nos cursos do Campus

O principal programa da Assistência Estudantil no Campus Ipojuca é o Bolsa Permanência, que oferece ajuda de custo a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições do Bolsa Permanência acontecem no início de cada semestre, pelo Sistema Fluxo.

A Caes também executa outros programas, como o de Apoio à Participação em Eventos; Apoio a Visitas Técnicas; Auxílio Financeiro e Benefício Eventual. Durante o período de ensino híbrido por conta da pandemia, a Caes também realizou edições do Programa de Auxílio à Inclusão Digital e a distribuição de cestas de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Saiba mais sobre os Programas da Caes.

A equipe multiprofissional da Caes também provê acolhimento e orientação de estudantes às voltas com dificuldades que afetam sua vida acadêmica. Caso precise de atendimento, agende uma sessão pelo e-mail equipemultiprofissional@ipojuca.ifpe.edu.br, ou diretamente com os setores de Psicologia (psico@ipojuca.ifpe.edu.br) e Pedagogia da Caes (pedagogia@ipojuca.ifpe.edu.br).

 

(10) Estágio e Práticas Profissionais

Além da carga horária regular de atividades acadêmicas, os cursos do IFPE-Campus Ipojuca também demandam a realização de carga horária específica de práticas profissionais (estágio, atividades de pesquisa e extensão, práticas extracurriculares, etc.).

Na seção Extensão >> Práticas Profissionais, informe-se sobre os tipos de Práticas Profissionais e como requerer o reconhecimento da carga horária cumprida para conclusão de seu curso.