Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Atividades do Janeiro Branco divulgam cuidados com bem estar e saúde mental

Notícias

Atividades do Janeiro Branco divulgam cuidados com bem estar e saúde mental

A programação da campanha no Campus Ipojuca envolveu um café da manhã de confraternização, apresentações culturais e palestra
por publicado: 26/01/2017 13h44 última modificação: 26/01/2017 14h29

O IFPE-Campus Ipojuca promoveu, nesta quarta-feira (25), ações inspiradas pela campanha nacional Janeiro Branco, voltada à divulgação da importância de cultivar o bem-estar e a saúde mental.

Pela manhã, estudantes e servidores participaram de um café da manhã ao som do grupo de música do Núcleo de Arte e Cultura, que montou um repertório especial para a ocasião.

“Montamos essa atividade para lembrar que o Campus também é um espaço onde todos podem se sentir bem, acolhidos, e para que as pessoas possam se aproximar”, disse a psicóloga Isabelle Meira, servidora do Campus. As ações do Janeiro Branco foram iniciativa do Setor de Psicologia, com o apoio da Assessoria Pedagógica (ASPE) e do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). Além dos números de música, o Núcleo de Arte e Cultura também fez a leitura de textos sobre o tema do bem-estar mental e montou uma apresentação de dança.

Palestra06.jpgÀ tarde, a psicóloga Renata Ramos de Santana, profissional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Ipojuca, foi convidada a trazer um pouco mais de informação sobre o tema da campanha. Ela falou sobre a atual concepção de saúde do ser humano, que além do aspecto físico envolve também o bem-estar mental e social, e detalhou as atividades prestadas pelo CAPS: “Nós também somos parte da rede de atenção básica de saúde: quem precisa de cuidado imediato pode procurar os CAPS, que farão uma avaliação e o encaminhamento de cada caso”, disse ela.

“É claro que o sofrimento faz parte da vida, e nem todo mundo precisa de psicoterapia ou de remédios para se recuperar de uma fase difícil; às vezes, simplesmente fazer uma aula de dança ou jogar futebol no final de semana pode ajudar uma pessoa a viver melhor. A campanha também trabalha essa conscientização”, explica Renata. Ela ressalta, no entanto, que a avaliação de um psicólogo ou psiquiatra é necessária em casos em que sintomas como tristeza, ansiedade ou desânimo são intensos e recorrentes.

JANEIRO BRANCO - A campanha Janeiro Branco tem por tema "Quem cuida da mente, cuida da vida", e inspirou eventos como esse em todo o Brasil. Entre os objetivos da campanha está incentivar a reflexão das pessoas sobre suas vidas e mostrar a elas que é possível encerrar e abrir novos ciclos na busca por uma vida mais feliz. Visite o site do Projeto Janeiro Branco.