Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Cinedebate mostra experiências de mulheres que tiveram câncer

Notícias

Cinedebate mostra experiências de mulheres que tiveram câncer

Atividade da campanha Outubro Rosa abordou aspectos sociais e psicológicos relacionados à doença
por publicado: 01/11/2019 14h41 última modificação: 01/11/2019 15h02

No mês da campanha Outubro Rosa, o projeto Cineclube Inclusão tratou das dificuldades por que passam as mulheres no diagnóstico e tratamento de câncer. O Cinedebate “Tumores e temores: da dor à resiliência” aconteceu no dia 29/10, no auditório do IFPE-Campus Ipojuca.

O debate foi mediado pela professora Jane Palmeira, que é psicóloga, e envolveu temas como o processo de aceitação da doença, as dificuldades do tratamento, os estigmas e o impacto nos relacionamentos pessoais. A professora falou de sua vivência com a doença, superada há poucos anos, e estudantes de diversas turmas também puderam compartilhar suas experiências com familiares e conhecidos.

“O recado para quem está saudável é cuidar de si e de suas relações. Quando a doença chega, o teste sempre é? Quem sou eu, tenho feito coisas boas na vida? Tenho bons relacionamentos, verdadeiros?”, disse Palmeira.

O Cineclube Inclusão é uma iniciativa compartilhada dos Núcleos de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED) e de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ipojuca, em que uma mostra de vídeos motiva o debate sobre determinados temas. Os núcleos de estudos e inclusão do Campus realizam trabalhos de pesquisa, extensão e sensibilização, trazendo a temática da diversidade à reflexão da comunidade acadêmica.

Para participar do NEGED ou do NEABI, entre em contato pelos e-mails neged@ipojuca.ifpe.edu.br ou neabi@ipojuca.ifpe.edu.br.