Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Comunidade externa traz práticas de sustentabilidade ao IFPE

Notícias

Comunidade externa traz práticas de sustentabilidade ao IFPE

A VII Semana do Meio Ambiente do Campus Ipojuca recebeu palestrantes de empresas e órgãos públicos, além de estudantes da rede pública de Ipojuca
por publicado: 22/06/2016 16h21 última modificação: 22/06/2016 16h21

Convidados de empresas, associações e órgãos públicos integraram a programação da VII Semana do Meio Ambiente do Campus Ipojuca, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de junho. A Semana também recebeu estudantes de escolas de Ensino Médio e Fundamental da rede pública de educação do Ipojuca

Para os estudantes do Campus, foi uma oportunidade de entrar em contato com uma abordagem mais prática dos temas de sustentabilidade, complementando a formação acadêmica em sala de aula e nos laboratórios. “Vocês são a próxima geração de profissionais, e precisam fazer melhor do que a nossa na questão da sustentabilidade”, disse Marconi Soares de Souza, que apresentou palestra sobre a gestão ambiental no Estaleiro Atlântico Sul.

Também do meio empresarial, a microbiologista Amariles Xavier falou da gestão ambiental aplicada à empresa alimentícia Ingredion, com destaque para o tratamento de efluentes e tratamento e reúso da água. A profissional foi convidada pelo professor Domingos Gama, assim como Marlos Macedo, que falou sobre as aplicações cada vez mais comuns da energia fotovoltaica.

Exposição e oficina de Bonsai

Uma das atividades mais concorridas da Semana, a oficina de bonsai teve várias edições ao longo do dia, na terça-feira (21). A servidora Elba Rolim, coordenadora de Material e Patrimônio, é Membro da Associação Nordestina de Bonsai e organizou a atividade.

Além de apreciar a exposição de mais de dez espécies de árvores, o público da Semana pôde se informar sobre os cuidados básicos para esse tipo de cultivo, como iniciá-lo e possibilidades de comercialização.

Meio Ambiente em Ipojuca

Na manhã da quarta-feira (22), uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Ipojuca ofereceu um ciclo de palestras a estudantes do IFPE. A bióloga Ituza Ramos abriu os trabalhos do dia, falando sobre as atividades de conservação ambiental no município. “Trouxemos aqui o dia a dia do nosso trabalho, que também passa pela conscientização. Como os estudantes daqui são jovens adultos, que em breve estarão no mercado de trabalho, precisam ter esses conhecimentos sobre sustentabilidade e sobre a região”, disse Ituza. Também vieram ao Campus o engenheiro agrônomo Bartolomeu Santana, que falou da importância da arborização para o ciclo da água; o engenheiro agrônomo Alano Lira e o técnico agrícola Antenor Gomes, que apresentaram palestra sobre a preservação de nascentes em Ipojuca; a bióloga Janaína Araújo, que falou sobre o impacto ambiental em ecossistemas aquáticos; e o engenheiro de Pesca Gabriel D´Annunzio, sobre a erosão costeira e seus impactos no município.