Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Professor publica pesquisa em revista de alto impacto

Notícias

Professor publica pesquisa em revista de alto impacto

Artigo em parceria com pesquisadores externos foi publicado na revista Cleaner Production
por publicado: 22/08/2019 16h07 última modificação: 28/08/2019 14h36

O artigo “Beneficiamento do resíduo do açaí por meio de gaseificação e seu emprego no tratamento de efluentes têxteis sintéticos e naturais”* (em inglês), decorrente de uma pesquisa conduzida pelo professor Thiago Sabino Pessoa (IFPE-Campus Ipojuca), foi aceito e publicado na revista científica Journal of Cleaner Production (edição de Abril/2019, v. 216).

O estudo foi produzido em parceria com outros nove pesquisadores, ligados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os pesquisadores desenvolveram um processo para melhorar a eficácia do biocarvão do açaí em seu uso na absorção de corantes sintéticos e adsorção de efluentes naturais da indústria têxtil.

Segundo Pêssoa, o artigo originou-se de sua pesquisa de Mestrado em Engenharia Química e foi também resultado do esforço acadêmico como professor do IFPE. “Trata-se de uma das principais revistas do mundo na área de produção mais limpa. Esta é umas das áreas do meio ambiente, que tem o objetivo reduzir o consumo de insumos, reciclar e reaproveitar resíduos", explica ele.  A revista possui conceito A1 no Qualis/Capes.

Acesse o artigo publicado na revista Cleaner Production.

*Título original: “Açaí waste beneficing by gasification process and its employment in the treatment of synthetic and raw textile wastewater”.