Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Professor publica pesquisa em revista de alto impacto

Professor publica pesquisa em revista de alto impacto

Artigo em parceria com pesquisadores externos foi publicado na revista Cleaner Production
por publicado: 22/08/2019 16h07 última modificação: 28/08/2019 14h36

O artigo “Beneficiamento do resíduo do açaí por meio de gaseificação e seu emprego no tratamento de efluentes têxteis sintéticos e naturais”* (em inglês), decorrente de uma pesquisa conduzida pelo professor Thiago Sabino Pessoa (IFPE-Campus Ipojuca), foi aceito e publicado na revista científica Journal of Cleaner Production (edição de Abril/2019, v. 216).

O estudo foi produzido em parceria com outros nove pesquisadores, ligados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os pesquisadores desenvolveram um processo para melhorar a eficácia do biocarvão do açaí em seu uso na absorção de corantes sintéticos e adsorção de efluentes naturais da indústria têxtil.

Segundo Pêssoa, o artigo originou-se de sua pesquisa de Mestrado em Engenharia Química e foi também resultado do esforço acadêmico como professor do IFPE. “Trata-se de uma das principais revistas do mundo na área de produção mais limpa. Esta é umas das áreas do meio ambiente, que tem o objetivo reduzir o consumo de insumos, reciclar e reaproveitar resíduos", explica ele.  A revista possui conceito A1 no Qualis/Capes.

Acesse o artigo publicado na revista Cleaner Production.

*Título original: “Açaí waste beneficing by gasification process and its employment in the treatment of synthetic and raw textile wastewater”.