Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Professora participa de mentoria internacional na área de energia eólica

Notícias

Professora participa de mentoria internacional na área de energia eólica

O programa “Women in Wind” (Mulheres na Eólica) procura criar uma rede global entre as mulheres profissionais do setor
por publicado: 07/06/2021 22h50 última modificação: 08/06/2021 16h01

Coordenadora do projeto de pesquisa Energia Limpa, a professora do Campus Ipojuca Juliana Yanaguizawa Lucena é uma das participantes da edição 2021 do programa de mentoria “Women in Wind”, promovido pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês). O programa visa a impulsionar as carreiras de mulheres na indústria eólica, além de criar uma rede global de mentoria, para troca de conhecimentos na área.

“Minha participação faz parte do projeto de pesquisa em andamento no Campus, e envolve reuniões remotas com uma mentora e webinários sobre temas globais relacionados à energia eólica”, afirma Lucena. “Entre os meus objetivos com o programa estão consolidar a qualificação de jovens estudantes mulheres para o mercado eólico, por meio de palestras e minicursos, e procurar uma maior aproximação com a indústria de Suape”. A reunião de partida da mentoria foi em maio; no dia 09 de junho, acontece o primeiro webinário do Programa, sobre geração de energia eólica offshore.

Em 2021, o Women in Wind ofereceu 20 vagas a mulheres de países emergentes no uso da fonte eólica. Além de contribuir com o desenvolvimento de uma fonte de energia renovável, o programa também busca combater a desigualdade de gênero na indústria eólica. Segundo pesquisa mundial realizada pelo GWEC , apenas 20% dos profissionais do setor são mulheres; nos cargos, de liderança, elas são somente 8%.

Saiba mais sobre o Women in Wind.