Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Professora publica artigo sobre energia eólica em revista internacional

Professora publica artigo sobre energia eólica em revista internacional

O artigo discute aspectos econômicos, ambientais e sociais na trajetória de rápido crescimento da energia eólica no Brasil
por publicado: 19/08/2019 15h50 última modificação: 20/08/2019 08h51

Uma pesquisa sobre energia eólica desenvolvida no IFPE foi publicada, em março de 2019, na revista científica Clean Energy, editada pela Oxford University Press em parceria com a agência nacional chinesa para promoção de energia limpa (National Institute of Clean and Low-Carbon Energy).

O artigo “Energia Eólica no Brasil: panorama e perspectivas sob o tripé da sustentabilidade”* (em inglês), de autoria da professora Juliana Yanaguizawa Lucena (Campus Ipojuca) e do servidor Klayton Azevedo Lucena (Campus Cabo), discute aspectos econômicos, ambientais e sociais da trajetória de rápido crescimento da energia eólica –  que deve se tornar, em 2019, a segunda maior fonte de energia do Brasil. O trabalho apresenta algumas das tecnologias empregadas na construção, operação e manutenção das turbinas eólicas no país, e destaca que mais de 85% do potencial de geração concentra-se na região Nordeste.

“O artigo foi citado no relatório anual da IRENA (agência internacional para a energia renovável) publicado em 2019”, disse Juliana Lucena. “Ficamos contentes com o alcance do trabalho”.

Consulte o artigo publicado na revista Clean Energy.

* Wind energy in Brazil: an overview and perspectives under the triple bottom line