Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Trabalho de estudante francesa aborda curso de Naval do IFPE-Campus Ipojuca

Notícias

Trabalho de estudante francesa aborda curso de Naval do IFPE-Campus Ipojuca

O trabalho de conclusão da estudante de Engenharia Clarisse Comte, que fez intercâmbio na UFPE, trata da inserção de técnicos na indústria de construção naval em Pernambuco
por publicado: 14/03/2017 12h13 última modificação: 14/03/2017 12h14

Estudante de Engenharia na França, Clarisse Comte veio fazer o último semestre de sua graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área Naval. Depois de oito meses no Brasil, ela concluiu um trabalho sobre a indústria naval em Pernambuco e o aproveitamento de técnicos pelo setor, submetido à École Nationale Supérieure d´Arts et Métiers (ENSAM) como projeto de conclusão de curso.

A pesquisa “Técnicas de aprendizagem e inserção dos técnicos em Construção Naval no estado de Pernambuco” aborda o histórico e o perfil atual do setor, e analisa a oferta de capacitação na região, incluindo o curso de Engenharia Naval do UFPE e o curso técnico em Construção Naval do IFPE.

“Na França eu estudo Engenharia geral, mas tive disciplinas da área naval, já fiz estágios em estaleiros e tenho interesse no setor”, contou a estudante. “Descobri muitas coisas, porque não conhecia a indústria naval na região”. O trabalho envolveu pesquisa histórica e documental, visitas às plantas industriais e às instituições de ensino e entrevistas.

O professor Edson Fernando Pereira, coordenador do curso de Construção Naval no Campus Ipojuca, atuou como co-orientador de Comte no IFPE. “Além de ser bom para ela, que conheceu a indústria naval no estado e aprendeu português muito bem, o trabalho também será bom para o instituto, com a divulgação da proposta pedagógica e das iniciativas do curso de Naval”, afirma.