Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > O Campus > Histórico

Histórico

por Denise Galvani publicado 09/12/2015 13h49, última modificação 23/05/2018 14h24

 

Obras do Campus Ipojuca, em 2007-2008 Obras do Campus Ipojuca, em 2007-2008  Obras do Campus Ipojuca, em 2007-2008

O Campus Ipojuca do IFPE foi o primeiro da expansão recente da rede federal de ensino técnico no Estado, ainda sob o nome de Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). As atividades acadêmicas começaram em outubro de 2007, e em março de 2008 foram inaugurados os blocos iniciais do atual Campus, construído em um terreno doado pela Prefeitura do Ipojuca.

A região de Ipojuca, onde historicamente predominou o plantio de cana-de-açúcar como atividade econômica, passou por mudanças notáveis na última década. A cidade recebeu vultosos investimentos para a modernização do Complexo Industrial Portuário de Suape, importante polo empresarial e um dos maiores portos do país, e isso reforçou a demanda local por capacitação profissional. Pelo seu papel estratégico no novo contexto de desenvolvimento industrial do Estado de Pernambuco, Ipojuca passou a abrigar projetos que viriam a contribuir com o desenvolvimento das potencialidades locais, favorecendo a implantação de bases científicas e tecnológicas.

Desde 2008, ano de criação da rede federal de educação tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) executa sua missão de oferecer educação profissional pública e de qualidade, inserindo jovens e adultos no mercado de trabalho. Os cursos do Campus Ipojuca formam profissionais aptos a atuar nas indústrias e empresas da região e buscam oferecer a seus alunos subsídios para a realização pessoal nos sentidos profissional, econômico, social, ético e cultural.

Atualmente, o Campus Ipojuca oferece cinco cursos Técnicos Subsequentes (em Automação Industrial, Construção Naval, Petroquímica, Química e Segurança do Trabalho), com dois anos de duração, e um curso superior (Licenciatura em Química), com quatro anos de duração.

 
 Obras do Campus Ipojuca, em 2007-2008  Obras do Campus Ipojuca, em 2007-2008  Inauguração do Campus Ipojuca do IFPE, em setembro de 2009 

Inauguração do Campus Ipojuca do IFPE, em setembro de 2009