Início do conteúdo

Programas


https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/assistencia-estudantil/programas

Com o objetivo de auxiliar os estudantes no desempenho das atividades acadêmicas, a Política de Assistência ao Estudante do IFPE prevê a execução de diversos programas de apoio ao corpo discente. Confira abaixo: 

 Programa de Apoio à Manutenção Acadêmicaalunos para catalogo 051.JPG

O Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica do IFPE substitui o antigo Programa Bolsa Permanência, conforme nova Política de Assistência Estudantil. O objetivo é ampliar as condições de permanência dos/as estudantes do IFPE, contribuindo para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e culturais, a fim de viabilizar a permanência e o itinerário exitoso dos/as estudantes em situação de vulnerabilidade social. Para ser beneficiado/a, o/a estudante precisa participar de processo seletivo de acordo com o edital. (Saiba mais)


Programa Moradia e Refeitório Estudantil Refeitorio.JPG

Concede auxílio financeiro para estudantes dos campi agrícolas com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios. O período de ocupação da moradia é o prazo máximo de integralização sugerido para o curso de ingresso dele no IFPE. Entre em contato com Serviço Social do seu Campus para saber mais informações. 

 

Programa de Apoio à Participação em Eventos
Concede Auxílio financeiro para inscrição, deslocamento, estadia e alimentação em eventos científicos ou tecnológicos no País e no exterior.O estudante poderá solicitar o benefício a qualquer momento do ano letivo, considerando que a solicitação seja realizada com o máximo de antecedência.

 

DSC_0067.JPGPrograma de Apoio a Visitas Técnicas

Auxílio financeiro para visitas técnicas de disciplinas de cursos do IFPE ou vinculados a Projetos Institucionais.O professor da disciplina que utilizará o benefício poderá solicitá-lo a qualquer momento do ano letivo, considerando que a solicitação seja realizada com o máximo de antecedência.


Programa de Assistência ao Estudante do PROEJA

Auxílio financeiro a estudantes de cursos técnicos médio integrado, ofertados na modalidade de Jovens e Adultos. Duração: O período deste benefício compreende 10 meses do ano letivo.


Programa Auxílio Financeiro

Auxilio financeiro aos estudantes cujas necessidades ainda não foram alcançadas por meio de outros Programas ou em tempo hábil de outros editais. Valor único que pode ser repassado em qualquer período do ano letivo.

Programa Benefício Eventual
Benefício financeiro eventual ao estudante para suprir necessidades temporárias de materiais de apoio ao desenvolvimento das atividades educacionais, tais como: equipamento de proteção individual, fardamento profissional, óculos, aparelho auditivo, entre outros. Este Programa também pode ser concedido nos casos de necessidades provenientes de nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. O estudante poderá solicitar o benefício a qualquer momento do ano letivo

 

DSC_0498.JPGPrograma de Acompanhamento Biopsicossocial

Acompanhamento psicológico, orientação pedagógica e social, campanhas educativas, atendimento ambulatorial, assistência médico-odontológica e orientação nutricional a estudantes.


Programa de Incentivo à Arte e Cultura DSC_0455.JPG

Estudantes envolvidos em projetos institucionais podem receber benefício financeiro para o desempenho de suas atividades. O programa também oferece ajuda de custo aos discentes para participação em atividades culturais, como cinema, teatro, museus, mostras, concertos, feiras, etc. 



248405_414870571894876_1543884175_n.jpgPrograma de Incentivo ao Esporte e Lazer

O programa oferece auxílio ao estudante-atleta para que ele possam se dedica ao treinamento esportivo e participar de competições.  Também pode ser concedida ajuda de custo para que os estudantes de forma geral possam se envolver em atividades ligadas ao esporte. 

Última atualização em 10/08/2023

Fim do conteúdo