Você está aqui: Página Inicial > Campus > Jaboatão > O Campus > Histórico

Histórico

por clesia publicado 09/12/2015 13h26, última modificação 01/02/2017 15h54

O IFPE - Campus Jaboatão dos Guararapes - , assim como os campi Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Olinda, Palmares e Paulista, faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, instituída pela Lei nº 11.195/2005.

Tendo em vista que uma das diretrizes dos Institutos Federais é adequar a sua formação às demandas locais, captou-se uma consultoria especializada para identificar previamente a necessidade do mundo do trabalho da região em que o Campus estaria inserido, além de uma consulta pública sobre o interesse dos munícipes. Desse modo, foram escolhidos os seguintes cursos para serem ofertados na cidade: Técnico em Informática para Internet, Técnico em Qualidade, Técnico em Fabricação Mecânica e Técnico em Soldagem. Sendo os dois primeiros escolhidos para a oferta na Sede provisória.

A sede definitiva será construída no terreno da Usina Bulhões em Jaboatão Centro e passará a oferecer os cursos Técnico em Fabricação Mecânica e Técnico em Soldagem.

Apesar de ter sido oficialmente inaugurado no dia 14 de outubro de 2014, o Campus Jaboatão dos Guararapes teve suas atividades iniciadas já no primeiro semestre de 2014, com a oferta do curso de Assistente de Produção Cultural, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Em seguida, no segundo semestre de 2014, tiveram início as primeiras turmas regulares dos cursos Técnico em Informática para Internet e Técnico em Qualidade, com turmas nos turnos da tarde e noite.

Atualmente as atividades do Campus Jaboatão estão sendo realizadas, provisoriamente, nas instalações do Colégio Atual em Piedade.

Em abril de 2016, o Campus teve a honra de formar sua primeira turma de técnicos subsequente em Qualidade e em Informática para Internet e hoje, contamos com 6 turmas em cada um dos cursos técnicos nos períodos tarde e noite. Além disso, no segundo semestre de 2016, foram iniciadas as aulas da nossa primeira Pós-Graduação em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação.

No ano de 2017, em 24 de janeiro, formou-se a turma de Auxiliar em Recursos Humanos do Pronatec.