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Bibliografia exigida para seleção de mestrado profissional em educação já pode ser consultada

Edital será divulgado nos próximos dias. Serão disponibilizadas 22 vagas para o polo IFPE Olinda
por publicado: 12/01/2018 11h17 última modificação: 12/01/2018 11h17

Nos próximos dias, a coordenação nacional do Programa do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica (ProfEPT) divulgará a seleção para as novas turmas. Serão oferecidas cerca de 800 vagas, o dobro em relação ao ano passado, distribuídas por 36 instituições associadas localizadas em 23 estados, além do Distrito Federal. Parte delas é reservada para servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e outra destinada ao público externo. No polo IFPE Olinda, serão oferecidas 22 vagas. 

A coordenação também já divulgou a bibliografia que será exigida na seleção. O Exame versará sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Confira:

ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, v. 25, n. 87, p. 335–351, 2004. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87314215003>.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/viewFile/7956/5723>.

BARATO, Jarbas Novelino. Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a Educação Profissional. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof, v. 34, n. 3, p. 4–15, 2008. Disponível em: <http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/262>.

GRABOWSKI, Gabriel; KUENZER, Acácia Zeneida. A produção do conhecimento no campo da Educação Profissional no regime de acumulação flexível. Holos, v. 6, p. 22–32, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4983>.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–1080, 2015. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf>

RAMOS, Marise Nogueira. O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 105–125, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/06.pdf>

O CURSO - Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes) e oferecido em rede, nacionalmente, sob a coordenação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), o programa é oferecido na modalidade semipresencial. O curso tem carga-horária de 510 horas de atividades didáticas e duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT; e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT.