Você está aqui: Página Inicial > Campus > Olinda > Notícias > Projetos do Campus Olinda são apresentados no IV Encontro de Extensão do IFPE

Projetos do Campus Olinda são apresentados no IV Encontro de Extensão do IFPE

Resultados positivos de projetos voltados para fotos, ilustrações, aplicativo e até horta consolidam a extensão desenvolvida no Campus
por publicado: 14/12/2016 11h37 última modificação: 28/12/2016 17h38

Os projetos de extensão desenvolvidos no Campus Olinda são destaque no  IV Encontro de Extensão do IFPE (Enext), que começou na segunda (12) e segue até esta quarta (14). Além de serem apresentadas juntamente com cerca de 160 projetos existentes na instituição, as iniciativas integram a programação da Mostra Integrada de Cultura e Artes (Mica), evento realizado dentro do Enext, voltado para trabalhos nas áreas de Dança, Teatro, Música, Artes Visuais, Audiovisual e Literatura.

O projeto “Visualidades fotográficas de Olinda” levou suas fotografias para exposição do MICA. Composto por 14 integrantes, o grupo resgata processos históricos da fotográficos, como cianotipia, a partir de registros que exploram diferentes belezas da cidade de Olinda. O resultado de um ano de trabalho foi catalogado num fotolivro, apresentado durante o evento.

“Tivemos a oportunidade de nos aprofundar nesse processo histórico de revelação, que gerou muito aprendizado. Além de extensão, passou a ser pesquisa, pois testamos diversos procedimentos para obtermos os resultados esperados”, explica a estudante Pollyana Ferro. Como fruto da participação do projeto, ela ainda cita o aprendizado da confecção  de fotolivro, produção que pretende realizar para seus próprios projetos fotográficos. “Além disso, ainda trabalhamos o olhar fotográfico. É interessante que mesmo saindo em grupo para fotografar os mesmos lugares, temos como resultados fotos completamente diferentes. Cada um tem seu olhar”, acrescenta.

Outra produção apresentada no evento foi o catálogo que reúne 112 ilustrações realizadas pelo alemão Heirinch Moser, no início do século passado, em Pernambuco. O material, disponibilizado para consulta em tablets, poderá ser encontrada na internet e também será enviado a escolas públicas. Durante todo o ano, os integrantes do “Memória Gráfica Pernambucana - Projeto Heirinch Moser - um recorte na memória gráfica de Pernambuco do início do século XX” buscaram as imagens que estavam espalhadas em bibliotecas e acervos pessoais.

O projeto “Plantando Sementes e Colhendo Amizades”, responsável pela implantação de uma horta do Campus Olinda, também apresentou seus resultados. Entre os mais recentes, está a implantação do projeto numa escola pública, através do Campus Igarassu. “Também estamos trabalhando para desenvolver uma parceria com o Jardim Botânico para trocarmos mudas”, explica a coordenadora do projeto, Juliana das Oliveiras. “Além do conhecimento e experiência obtidos com os fazeres na horta, o projeto promove a conscientização de que precisamos cuidar da natureza”, enfatiza a estudante, Lídia Pessoa.

Já o estudante Thomas Patenson destaca além da relação com a natureza, o desenvolvimento da sociabilidade.  “A vivência na hora nos proporciona não só o contato coma a natureza, mas com outros colegas. Não é algo individual. Está sendo muito interessante contato. Desperta o desejo do aprendizado. Já comecei um curso de bonsai”, empolga-se.

O Enext também contou com a apresentação do projeto “Mapa Interativo: Olinda sob os pés e na palma das mãos. Projeto Mapa interativo - Olinda sob os pés e na palma das mãos Campus Olinda”, que trabalha no desenvolvimento de um aplicativo voltado para a exploração histórica de pontos turísticos da cidade de Olinda.