Início do conteúdo

Em TCC, estudante do IFPE Olinda propôs identidade visual do carnaval da cidade

Memória afetiva de Lucas Carvalho e arquitetura de Olinda inspiraram proposta de cenografia do carnaval


Nascido e criado em Olinda, Lucas Carvalho aproveitou o curso de Artes Visuais, que realizou no IFPE Olinda, para criar um projeto de cenografia e identidade visual do carnaval olindense. Todo o trabalho é inspirado na arquitetura da cidade patrimônio. O projeto virou TCC, apresentado em 2019, quando concluiu o curso técnico de Artes Visuais.

As personagens são inspiradas na arquitetura da cidade. A logomarca do projeto traz as grades das janelas do Mercado Eufrásio Barbosa. A sereia tem como referência a estátua de uma sereia que fica na entrada de Olinda. As cores também vêm da cidade. As da índia, por exemplo, tem como base a escala de cor da Biblioteca Municipal; as dos passistas vem das troças que circulam nas ladeiras, da cor da roupa ao tom da pele.

A memória afetiva do artista também dá forma às criações. “Os papangus foram inspirados numa fantasia que minha avó tinha em sua casa. Já as cores, no casario da cidade”, revela Lucas. A pesquisa para o projeto teve início em 2014 e foi aprimorada ao longo do curso. “O resultado me surpreendeu. Não imaginava que ficaria tão bom”, comemora. O TCC foi orientado pela professora Luciana Tavares e contou com a coorientação da técnica Aline Évora.

Durante este mês de fevereiro, as peças gráficas serão divulgas nas redes sociais do IFPE Olinda.

 

Fim do conteúdo