Início do conteúdo

IFPE e Compesa promovem primeira hackathon ambiental

Ação é fruto da parceria com Porto Digital e inscrições vão de 10 a 13 de junho


 

Uma jornada para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o meio ambiente tem início neste mês de junho. Fruto da parceria entre Compesa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) e Porto Digital, a primeira edição do Hackathon Ambiental, irá promover uma competição entre equipes, voltada exclusivamente para alunos do IFPE, visando o desenvolvimento de soluções alinhadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Plano de Descarbonização de Pernambuco.

As inscrições vão de 10 a 13 de junho, no www.compesa.com.br . A primeira edição do evento terá abertura oficial no dia 15 de junho. Serão 15 dias imersivos com atividades, palestras e premiações para todos os estudantes inscritos. 

Com o tema “Hackaton: Soluções e Inovações Sustentáveis Conectando Pessoas”, a maratona engloba uma série de eventos em formato híbrido, nas plataformas Telegram (para comunicação), ZOOM e outras ferramentas que poderão ser indicadas pela comissão organizadora (para videoconferências).

Serão dias de imersão com o objetivo de levantar questionamentos e apontar soluções para a diminuição dos impactos ambientais e reflexões sobre como a tecnologia, os jogos e a inovação podem contribuir para um mundo mais sustentável. As equipes terão acesso a uma série de capacitações e mentores para apoiá-los ao longo da jornada de criação e desenvolvimento. Ao final do evento, as soluções criadas serão avaliadas por uma banca especializada e as quatro primeiras equipes colocadas receberão prêmios. 

Desafios – O hackaton será dividido em quatro desafios, sendo: saúde e bem-estar (consumo e produção responsáveis); água potável e saneamento (vida na água); energia limpa e acessível (ação contra a mudança Global do clima); indústria, inovação e infraestrutura (trabalho consciente e crescimento econômico). “A proposta do hackathon é desafiar os participantes a somarem esforços e competências para criação de soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, contribuindo para solucionar problemas com base nas ODS sustentáveis da ONU. Uma oportunidade muito interessante para aproximar nossos jovens estudantes pernambucanos dessa temática universal tão importante, especialmente neste mês de junho que é voltado para a conscientização ambiental”, diz diretora de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Compesa, Camilla Godoy. 

O Hackathon é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio da Compesa, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), e tem como parceiro o Porto Digital.

SERVIÇO:
Inscrições:  10 a 13 de junho.
Local: no site da Compesa ou pelo link: https://forms.gle/MEFYEukDuZLBn5Jh8
Também serão recebidas inscrições pela rede social, no @hackathoncompesa, e ainda pelas hashtags (#hackifpe e #junhoverdeCompesa).
O edital do Hackathon Ambiental Compesa está disponível no www.compesa.com.br
Saiba mais aqui.
Fim do conteúdo