Você está aqui: Página Inicial > Campus > Olinda > Notícias > Música, memória, poesia e contação de estórias marcam Semana do Livro

Notícias

Música, memória, poesia e contação de estórias marcam Semana do Livro

Comemoração foi realizada nesta quinta (25) no Campus Olinda
por publicado: 25/10/2018 15h11 última modificação: 25/10/2018 15h11

Apresentação de coral, contação de estórias, proclamação de poesias e palestra sobre memória da cidade histórica de Olinda fizeram parte da programação da Semana do Livro e da Biblioteca, realizada nesta quinta-feira (25), no IFPE Olinda. O evento ainda contou com sorteios de brindes e exposição fotográfica.

A música do coral Quatro cantos abriu as atividades, preparando o público para conhecer a história de moradores do sítio histórico de Olinda. Detalhes sobre a vida de personagens que viveram e vivem na cidade foram relatados pela escritora Cecília Canuto de Santana e pelo fotógrafo Roberto Rômulo, que trabalharam juntos no livro "Olinda Patrimônio Cotidiano – Memória Coletiva de Seus Moradores". Fotografias desses moradores foram espalhadas pelo pátio do Campus. Todas elas feitas pelo próprio Rômulo, que também é jornalista.

A dupla contou como foi o processo de construção do livro. Foram entrevistadas cerca de 180 pessoas do sítio histórico e do entorno, todas elas consideradas também patrimônio da cidade, um pressuposto que guiou todo o trabalho. Eles investigaram hábitos e modo de vida em cada comunidade.  Ao final, resgataram a história de 25 moradores, por meio da palavra e da imagem.

 “A palavra tem poder!”. Foi assim que Marcopolo Marinho, da Ong Empreendeler, iniciou sua fala, dando continuidade à programação. Por meio da contação de estórias, ele levou o público a uma reflexão sobre o papel do ser humano na sociedade, demonstrando que um caminho de solidariedade, baseado na construção coletiva, é possível e só depende de nós mesmos. Além das fábulas, ele trouxe um relato próprio de transformação. Marcopolo e a esposa criaram a organização para incentivar o empreendedorismo e o protagonismo de jovens e crianças que vivem em comunidades carentes. Tudo por meio da palavra, que ganham sentido em histórias, debates e até no ato de brincar.

O evento ainda contou com sorteio de livros e poesias. O professor Fernando Ivo recitou Castro Alves e Carolina Maria de Jesus, que dá nome a biblioteca do IFPE Olinda, setor responsável pela iniciativa ao lado do Núcleo de Arte de Cultura do campus.