Projeto do IFPE Olinda leiloará obra de Brennand para arrecadar alimentos

Leilão começa neste sábado (4). Campanha Arte por Solidariedade já doou mais de duas toneladas de alimentos para pescadores

Um ovo em cerâmica vitrificada de Francisco Brennand será leiloado pela internet por meio da campanha Arte por Solidariedade, projeto de estudantes e servidores do IFPE Olinda. Eles formaram uma corrente de artistas que doa obras de artes para serem trocadas por alimentos. As cestas básicas recebidas têm como destino famílias de pescadores da Ilha do Maruim, em Olinda, que sentem dificuldade de levar comida à mesa, desde o início da pandemia.

A obra doada pela Oficina Brennand faz parte de uma série de trabalhos criados pelo artista que utilizava o ovo como um emblema da imortalidade, do que é potencial, o germe da geração, símbolo cósmico que se encontra  na maioria das tradições culturais de todos os povos. O leilão terá início às 9h deste sábado, na página do Instagram @arteporsolidariedade, e prossegue até as 23h59 da terça-feira (7). Os lances poderão ser dados nos comentários. O inicial é no valor de R$190.

O Arte por Solidariedade foi iniciado em abril, quando começaram as medidas de isolamento social. Até agora, foram recebidas cerca de 150 obras, que renderam duas toneladas de alimentos já entregues à comunidade. A campanha ocorre nas mídias sociais, pelo Instagram, onde há uma galeria com todas as obras doadas. O interessado escolhe a peça desejada, realiza o pagamento ou doação da cesta  e recebe um voucher, que garante a entrega da obra, ao final do isolamento social. Há pontos de recebimento de cestas nos bairros de Boa Viagem e Casa Forte, no Recife, e em Olinda.

Há gravuras, telas, ecobags, peças de cerâmicas e até tatuagens. Os preços variam de R$ 30 a R$ 1.300, abaixo do praticado pelo mercado das artes.  Até agora, nomes como Renato Vale, Manoel Veiga, Mestre Nado, Ganja, Raoni Assis e Jota zer0ff já doaram obras.

O Arte por Solidariedade precisa da colaboração de mais artistas para dar conta da meta de realizar doações quinzenais de cestas básicas para a comunidade, onde há 184 famílias, cerca de 3 mil pessoas, de acordo com a Associação de Pescadores da Ilha do Maruim. Para o pós-pandemia, professores do IFPE Olinda planejam capacitações para serem ministradas na comunidade.