Início do conteúdo

Trabalhos de estudantes do IFPE vencem concurso nacional de gravura

Obra da estudante Luiza Morgado, do IFPE Olinda, tem como tema a visibilidade lésbica


Gravuras dos estudantes Luiza Morgado, de Artes Visuais do IFPE Olinda, e João Lourenço, de Design do IFPE Recife, integram o catálogo oficial do 9º Prêmio IBEMA de Gravura. Os trabalhos, que estão entre os vinte vencedores do concurso em todo o Brasil, também foram expostos no Solar do Barão, em Curitiba.

Integrante do Coletivo Gravos, Luiza comemora a 15ª colocação. “O prazo de inscrição foi prorrogado e decidi concorrer na última hora”, conta. Por causa do prêmio, ela estabeleceu contatos com outros artistas que visitaram a exposição e conheceram sua obra.

A gravura de Luiza integra seu trabalho de conclusão de curso que tem como tema central a visibilidade lésbica. Segundo ela, o relacionamento entre as mulheres costuma ser associado ao voyeurismo. “A ideia é retratar o relacionamento de um ponto de vista. Nas obras, exponho a minha visão, baseada em fotografia, memórias e desenhos. Nas gravuras, sempre aparece minha namorada, mas também alguma parte minha. Às vezes aparece um reflexo, outras vezes meu pé”, explica.

Já o trabalho de Lourenço, que obteve o 10º lugar, trata do meio ambiente. Ele também é estudante do IFPE Olinda, mas no momento está afastado para se dedicar ao curso superior, no Campus Recife.

Para a professora Luciene Pontes a premiação é importante não só para dar visibilidade ao IFPE, mas por reforçar a produção da gravura em Olinda, cidade onde esse tipo de arte virou tradição, principalmente por conta do trabalho marcante da Oficina Guaianases.

As obras premiadas no concurso foram analisadas pelo corpo de jurados composto pela artista plástica e especialista em gravura Uiara Bartira, Augusto Rando coordenador do coordenador do Museu da Gravura Cidade de Curitiba e pelo Professor Mestre em Arte e Tecnologia da Embap, Jack Holmer.

Confira outros trabalhos dos artistas
Luiza Morgado – @zazilustra

Lourenço Gouveia – @xilogeek

Fim do conteúdo