Você está aqui: Página Inicial > Campus > Olinda > Notícias > Troféus de jogos do IFPE são produzidos por estudantes do Campus Olinda

Troféus de jogos do IFPE são produzidos por estudantes do Campus Olinda

Criadores participarão da premiação. Jogos Internos 2019 ocorrem de 21 a 23 de setembro, no Campus Recife
por publicado: 17/09/2019 09h48 última modificação: 17/09/2019 09h56

A premiação dos Jogos Intercampi IFPE 2019 será especial. Os troféus são criados por cerca de 20 estudantes do IFPE Olinda. A ideia que surgiu para driblar a dificuldade financeira da instituição foi encarada como um desafio para os discentes, que tem como fonte de inspiração a logo do evento – suas cores e figuras humanas distorcidas.

O trabalho é supervisionado pela professora Analine Santos, que coordena o projeto de extensão (Tri)dimensionar, voltado para os processos de criação de obras em três dimensões.  “Não é fácil, mas acredito no poder de criação dos estudantes. O tempo para criação e produção das peças é curto e eles também não têm recursos. Estão tendo que usar material de baixo custo ou até mesmo reaproveitar o que encontram em casa”, conta a professora.

Troféus - Jogos Internos Papelão, arame, madeira, machê, garrafa pet, sementes e restos de material de construção são os materiais mais utilizados. O desafio de criar 16 troféus foi proposto aos estudantes há pouco mais de uma semana. Desses, 14 estão em execução e outros dois à espera de voluntários. Num primeiro momento, eles criaram um conceito para a obra.

Para a professora, a iniciativa dará visibilidade às criações dos estudantes. Na premiação do evento, eles falarão sobre as obras que criaram. Algumas peças são feitas em grupo, mas a maior parte é de autoria individual. Tem até troféu com arte cinética, que integra movimento.

A ideia para o troféu criado por Vinicius Marins surgiu de sua própria experiência com o esporte. “Pensei que os jogos são um momento de integração. O esporte muda a realidade. Sou prova disso. No ensino médio, tive uma experiência que me fez aprender a trabalhar em equipe, a respeitar os outros, superando as diferenças. A minha proposta trabalha justamente essa integração por meio das cores, concentrando no verde, que representa o IFPE”, explica.

Troféus - Jogos Internos O troféu de Vinícius explora a vitória, com todos os elementos integrados e voltados para cima, “como uma grande festa”, diz. Ele é composto por uma figura central com cinco planos e outras adjacentes, sustentada por uma haste de parafuso. Tudo foi feito com aglomerados de papelão colados e talhados em esmeril. A obra tem detalhes  em chapa de aço, que foram pintados com cores que se integram, com destaque para o verde do IFPE.

O estudante Mardones Mendes é o autor de Forcovi – nome fruto da união das palavras força, coragemTroféus - Jogos Internos e vitória, que envolvem os jogos. Todos esses elementos estão presentes no troféu - feito com papelão, tinta acrílica, spray, lápis de cor e emborrachado. A obra é inspirada ainda na deusa Nike, que simboliza a vitória. “Quis demonstrar a força e a coragem de todos os estudantes que participam dos jogos internos”, conta.

Troféus - Jogos Internos Já a estudante Rebekah Fernandes apostou nos arames coloridos que já tinha em casa para confeccionar dois troféus. O resultado são duas obras inspiradas em árvores. Uma  com elementos da logo nas folhas e outra, nas raízes. “Meu maior desafio foi trabalhar com uma estrutura maior, pois já utilizava o arame para fazer pequenas peças”, diz. O trabalho em equipe e a aplicação do conhecimento acumulado ao longo do curso são pontuados pelos estudantes como vantagens para integrar o projeto.