IFPE e Universia lançam plataforma que oferece empregos e estágios

Universia Jobs conecta comunidade do IFPE ao mercado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), firmou um acordo de cooperação com a Universia mediante um convênio guarda-chuva com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). A Universia, empresa de educação e empregabilidade do grupo Santander, é a maior rede de colaboração universitária do mundo, e conta atualmente com 800 instituições de Ensino Superior conveniadas em mais de 20 países e oferece conteúdos, cursos e programas de orientação acadêmica e profissional.

Com a parceria, o Instituto passa a oferecer um portal personalizado, o Universia Jobs, que pode ser acessado por meio do link: https://jobboard.universia.net/ifpe. O portal conecta o IFPE, empresas e candidatos, oferecendo oportunidades de empregos e estágios aos estudantes e egressos.  Para o gerente da Universia, Pedro Mendonça da Silva, a parceria representa uma possibilidade singular para conectar os estudantes, as empresas e as milhares de vagas publicadas. “Visamos uma experiência enriquecedora no primeiro estágio ou emprego dos alunos, além de pretendermos introduzir públicos diversos no mercado de trabalho’’, destaca.

Já a Pró-Reitora de Extensão do IFPE, a professora Ana Patrícia Siqueira Tavares Falcão, ressalta que ‘’a plataforma representa um grande avanço e aproximação com o mundo do trabalho, principalmente por meio da divulgação e acompanhamento das vagas cadastradas por nossos parceiros e pelo banco de dados alimentado pelos estudantes”. De acordo com a PROEXT, a gestão do portal será descentralizada, ou seja, cada campus tem seu próprio administrador, que pode ser o coordenador de Extensão ou outro servidor da Coordenadoria de estágio indicado pelo Diretor Geral do campus. Após se cadastrar na plataforma, o administrador passa a ter acesso a funcionalidades como: publicação e intermediação das vagas; painel com análises em tempo real; sistema de comunicação com as empresas e candidatos; e seleção das empresas que podem publicar vagas.

Os estudantes e egressos, por sua vez, devem criar uma conta no https://jobboard.universia.net/ifpe para ter acesso às ofertas disponíveis, candidatar-se a elas e acompanhar o andamento das candidaturas. Caso desejem, eles também podem cadastrar seu currículo e indicar seus interesses e expectativas, o que ajuda as empresas a localizarem mais facilmente o perfil que procuram.

Além disso, as empresas que desejarem também podem publicar, gratuitamente, vagas no portal. Para a garantia da segurança dos usuários, no entanto, elas devem ser validadas pelo administrador, que verificará a veracidade dos dados fornecidos.

Como se cadastrar?

O cadastro para empresas é simples. O gestor da empresa deverá acessar o site do portal, clicar no botão ‘Como Empresa’ e fornecer nome da empresa, e-mail corporativo, senha, aceitar os termos e condições, razão social, NIF/CIF, setor de atividade, n° de empregados, direção postal, logo da empresa e dados de contato do responsável. As validações dos dados podem levar até 48 horas.

Já os estudantes e egressos interessados em uma vaga devem acessar o site do portal e clicar no botão ‘Como Candidato’, fornecendo os seguintes dados: nome completo, e-mail, senha, data de nascimento, país de residência e aceitar os termos e condições.

Uma das vantagens da plataforma são os filtros de pesquisa avançada, ou seja, é possível refinar as buscas por vagas de acordo com seu interesse e perfil.