Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmares > Notícias > Nota Oficial à comunidade - Campus Palmares

Notícias

Nota Oficial à comunidade - Campus Palmares

Em consonância com os demais campi, o IFPE trabalha para retomar as atividades de ensino de forma remota em Palmares
por publicado: 10/08/2020 22h36 última modificação: 10/08/2020 23h18

O IFPE Campus Palmares informa que a partir do dia 17 de agosto retomará, DE FORMA REMOTA, as atividades de ensino, referentes ao primeiro semestre de 2020, em consonância com a Nota oficial à Comunidade publicada pela Reitoria do IFPE no final de julho.

Com todo o cuidado necessário, e após avaliar as características de nosso Campus e de nossos discentes, tomamos a decisão de iniciar o processo de retomada das atividades de docência de maneira virtual. Estamos trabalhando em planos e estratégias dinâmicas, com base em projeções de cenários e em respeito às nossas especificidades, tendo sempre em mente a missão do IFPE: promover a Educação profissional, científica e tecnológica com fundamento no princípio da indissociabilidade entre as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão e no compromisso com uma prática cidadã e inclusiva. 

Desde o dia 16 de março (que marca o início da suspensão de atividades presenciais no Campus, devido à pandemia de Covid 19) até o presente momento, os(as) servidores(as) que compõem o IFPE em Palmares seguiram realizando diversas atividades, monitorando, quinzenalmente, a saúde física e mental da comunidade acadêmica com a aplicação de questionários virtuais e através de outros meios, inicialmente de forma local e, depois, de maneira sistêmica. 

Além de todas essas frentes, o Campus Palmares também continuou promovendo a pesquisa, a extensão e o ensino, atividades que não se restringem à sala de aula. Foram oferecidos cursos de extensão e de formação inicial e continuada, todos a distância e abertos à comunidade, além seminários, palestras, mostras e oficinas. As atividades de pesquisa que não requerem o trabalho presencial continuaram a ser executadas, e os servidores técnico-administrativos de diversas áreas continuaram trabalhando intensamente, de forma remota.

Estamos trabalhando na qualificação dos docentes para a operação de tecnologias de informação e comunicação, dialogando por meio de consultas públicas e reuniões com estudantes, representantes de turma, pais e responsáveis, mapeando as condições de acesso dos estudantes a equipamentos, internet e outras tecnologias, em busca de soluções que permitam o acesso pleno para estudantes em situação de vulnerabilidade.

O Campus Palmares tem trabalhado intensamente para garantir um retorno presencial que dê prioridade à saúde e à segurança da comunidade acadêmica. Esta data ainda não está definida, mas já foram elaborados um total de 24 protocolos a nível de IFPE, com a participação de profissionais de diversas especialidades, a fim de garantir a segurança sanitária em todos os ambientes da instituição. O Campus Palmares tem envidado esforços também na compra de mobiliário e equipamentos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas, medidores de temperatura, dispensers e tapetes sanitizantes, a fim de preparar o retorno presencial com responsabilidade e segurança para todos, logo que as autoridades sanitárias assim o permitirem, seguindo o determinado pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

O atendimento ao público foi realizado por meio de seis salas virtuais de Atendimento ao Discente da DAEE, além de telefone e email, com 158 dúvidas atendidas. O setor de Psicologia conta com cinco estudantes em atendimento, neste momento, e o setor de Assistência Social vem acompanhando 27 alunos. A Comissão Local de Enfrentamento da Covid-19 vem promovendo uma Ação Solidária entre os professores e técnicos administrativos, a qual levou à totalização de 1776  itens alimentícios, 1341 de itens de higiene e 424 máscaras, que se somaram à distribuição de 272 kits de gêneros alimentícios do PNAE. Foi implementado (para 26 estudantes, até o momento) o Programa de Benefício Eventual em Tempos de Pandemia e mantidos os pagamentos das 146 concessões do Programa Bolsa Permanência. 

Portanto, apesar da dificuldade que o ambiente de pandemia vem provocando e das perdas que muitas famílias vêm enfrentando, é com orgulho que percebemos tudo o que foi construído, ao longo destes cinco meses de distanciamento. O Campus Palmares nunca parou e é com grande satisfação que iniciamos o processo de retomada às nossas atividades docentes, sempre pensando em construir uma formação integral, sustentável e cidadã. 


Marlo Andrade Santos
Diretor Geral do IFPE - Campus Palmares
10/08/2020