Início do conteúdo

Proden promove encontro para discutir evasão escolar

Reunião foi realizada nesta segunda-feira (19) com profissionais de todos os campi do IFPE


A Pró-Reitoria de Ensino (Proden) reuniu profissionais de todos os campi, nesta segunda-feira (19), para retomar as discussões sobre o enfrentamento da evasão no IFPE. O encontro foi realizado no miniauditório do Campus Recife e contou com a presenta de professores, pedagogos, técnicos educacionais e representantes dos setores de assistência estudantil. 

Pela manhã, o Diretor de Assistência Estudantil do IFPE, Lucas Dantas, abriu os trabalhos com uma reflexão sobre o perfil do estudante do Instituto. Em seguida, foi apresentado os indicadores de retenção, evasão e conclusão dos campi, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações de Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). 

Já no período da tarde, a pedagoga do Campus Caruaru Jane D’arc capitaneou os debates sobre o Programa de Acesso, Permanência e Êxito do IFPE (PROIFPE). O encontro foi finalizado com a discussão sobre a proposta da realização de um encontro para socialização de experiências exitosas na áreas. 

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Assis Leão, deu início às rodadas de reunião da Comissão Permanente de Acompanhamento do Plano Institucional Estratégico para Permanência e Êxito do IFPE em 2018. O objetivo, segundo o Pró-Reitor, é traçar metas e estratégias para combater a evasão de estudantes na Educação Profissional e no Ensino Superior. 

“A evasão é uma realidade da Educação Profissional e Superior de forma geral e não é uma questão só pedagógica, mas principalmente social, prevalecendo entre a população em situação de vulnerabilidade ou baixa renda. No Brasil, existe uma dívida histórica muito grande com esse grupo e o IFPE, enquanto instituição pública de educação, reforça o compromisso de encontrar estratégias para solucionar o problema”, afirmou Assis Leão. 

Fim do conteúdo