Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmares > O Campus > Histórico

Histórico

por clesia publicado 09/12/2015 13h26, última modificação 01/08/2020 15h39

O IFPE Campus Palmares (assim como os campi Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista) faz parte da terceira fase de expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica.

Fruto de um compromisso firmado entre o governo federal e o poder executivo municipal, em agosto de 2011, o Campus Palmares foi inaugurado no dia 13 de outubro de 2014, com sede provisória nas instalações da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – FAMASUL, onde funciona até os dias atuais.

No começo de 2015, a Prefeitura Municipal de Palmares doou um terreno de 5 hectares, pertencente à antiga Escola Agrícola de Palmares e localizado próximo ao Hospital Regional Silvio Magalhães, a fim de proporcionar a construção da sede definitiva. Em 05 de julho de 2018, aconteceu a cerimônia de assinatura da ordem de serviço que autorizou a execução da obra, que foi iniciada em agosto do mesmo ano, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2020. A unidade contará com 16 salas de aula, 12 laboratórios, biblioteca e auditório, dentre outros espaços voltados para atividades pedagógicas, abrangendo uma área de 7.146,92 m².

No ano de 2018, o Campus Palmares formou 140 estudantes de seis turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oriundos dos cursos de Operador de Sistemas de Irrigação, Revitalizador de Alvenaria e Agricultor Familiar. O Programa teve parceria com as Prefeituras dos municípios de Palmares e Bonito, funcionando em três pólos: Palmares, Distrito de Serro Azul e Bonito.

O Campus estreou com a oferta de dois cursos técnicos subsequentes: Redes de Computadores e Manutenção e Suporte em Informática. No primeiro período de 2020, o Curso Técnico em Informática para Internet também foi implantado.

Além desses, atualmente é oferecido o Curso de Operador de Computador, dentro do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) (link para o PROEJA), juntamente com a Rede Estadual de Ensino. As aulas são realizadas na Escola Doutor Pedro de Afonso Medeiros (EPAM) e nos laboratórios de Informática do Campus.

O Campus Palmares também desenvolve atividades ligadas à Pesquisa e à  Extensão, e oferece cursos de Inglês e Espanhol através do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE).

A projeção é que, quando inaugurado, o novo Campus esteja com os Cursos de Ensino Superior e de Ensino Médio Integrado já em funcionamento.

 

ENDEREÇO

Sede Provisória AEMASUL - FAMASUL 
 BR 101 Sul, km 117, S/N - Campus Universitário - Palmares - PE CEP 55540-000

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

7h às 18h