Perfil Profissional

por Rineide Gonçalves publicado 23/12/2015 16h52, última modificação 25/09/2020 11h11

Perfil Profissional


O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o profissional capaz de analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Além de avaliar, selecionar, indicar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados, também é capaz de coordenar equipes de produção de softwares; vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.
O profissional também deve ser apto a atuar de forma multidisciplinar, desenvolver valores ligados à responsabilidade socioambiental, justiça e ética profissional, compreendendo a importância das relações interpessoais, da comunicação e do trabalho em equipe. Deve desenvolver a capacidade empreendedora, aplicar e produzir inovações científico-tecnológica no mundo do trabalho, avaliando os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias.


Áreas de Atuação


De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC, 2016), os campos de atuação do profissional formado na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são:

 

• Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
• Empresas de tecnologia;
• Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
• Organizações não-governamentais;
• Órgãos públicos;
• Institutos e Centros de Pesquisa;
• Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.


Sua atuação está relacionada às Ocupações CBO:


2124-05 -Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas.
2124-05 -Tecnólogo em processamento de dados


Informações adicionais sobre o curso


No IFPE Campus Paulista, além das disciplinas relacionadas a infraestrutura e desenvolvimento de software, o aluno irá cursar disciplinas com o foco em Inteligência Artificial (3º período), Aprendizagem de Máquina (4º período) e Mineração de Dados (5º período), áreas que estão em franca expansão e com demanda de mercado crescente. No último ano do curso o aluno ainda poderá escolher quatro disciplinas optativas de acordo com o seu perfil de interesse e oferta de disponibilidade.
Acesse a seção Matriz Curricular para mais informações sobre a organização curricular e disciplinas do curso.


Outras informações:


Carga horária do curso: 1875 h/r
Carga horária prática profissional: 200 h/r
Carga horária atividades complementares: 125 h/r
Carga horária total: 2200 h/r
Vagas por turma: 40