IFPE lança edital do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2

Programa substitui o antigo Bolsa Permanência. Inscrições de alguns campi começam dia 01/09

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta quarta-feira (31), o edital referente ao Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2, que substitui o antigo Programa Bolsa Permanência.

Com o objetivo de ampliar as condições de permanência dos/as estudantes do Instituto, o programa concederá auxílios que variam de R$130 a R$230 a discentes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como alunos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

Nesta edição, serão contemplados/as estudantes dos campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.  Para participar, é preciso se inscrever de forma on-line através do Sistema Fluxo.IFPE. As pessoas interessadas devem ficar atentas ao cronograma de cada campus, conforme disposto no anexo II do edital:

• Abreu e Lima:  01 a 05/09
  • Afogados da Ingazeira: 01 a 09/09
  • Barreiros: 01 a 16/09
  • Belo Jardim: : 01 a 09/09
  • Cabo de Santo Agostinho : 01 a 09/09
  • Caruaru: 14 a 20/09
  • Garanhuns : 01 a 09/09
  • Igarassu : 01 a 09/09
  • Ipojuca: 06 a 13/09
  • Jaboatão dos Guararapes: 15 a 28/09
  • Olinda: 01 a 09/09
  • Palmares: 09 a 15/09
  • Paulista: 09 a 15/09
  • Pesqueira: 12 a 23/09
  • Vitória de Santo Antão: 01 a 07/09

As informações acadêmicas do/a estudante serão importadas automaticamente do Q-Acadêmico. Caso não estejam atualizadas, impedindo o prosseguimento da inscrição, o/a discente deverá entrar em contato com o setor de Registro Escolar, a partir dos canais de comunicação disponibilizados pelo campus.

Ao realizar a inscrição, o/a estudante será direcionado/a para um dos perfis socioeconômicos descritos abaixo, devendo digitalizar e anexar a documentação correspondente:

a) cotistas com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio e quem é atendido/a pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão);

b) estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários/as do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes cadastrados/as ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico;

c) estudantes com renda per capita familiar de até  um salário mínimo e meio que não se incluam em nenhum dos perfis anteriores.

A duração prevista da concessão da Manutenção Acadêmica será referente ao período mínimo de integralização do curso de ingresso do/da beneficiário/a no IFPE mais dois semestres letivos. As faixas de valores das parcelas dos auxílios serão definidas anualmente pelo Serviço Social do IFPE, sendo fixadas pela Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE) da Reitoria.

>> Confira o edital

Acesse a Declaração de renda bruta familiar