Você está aqui: Página Inicial > Campus > Paulista > Notícias > IFPE Paulista abre inscrições para curso de capacitação da plataforma .NET

Notícias

IFPE Paulista abre inscrições para curso de capacitação da plataforma .NET

Inscrições vão até 11/09 e são para estudantes de graduação nas áreas de Informática do IFPE
por publicado: 06/09/2021 14h26 última modificação: 06/09/2021 14h35

O projeto Capacitação em .NET, promovido pelo IFPE Campus Paulista em parceria com o SiDi Recife, abre inscrições para estudantes do IFPE.  O projeto faz parte do Edital nº12/2021 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e tem como objetivo principal oferecer a oportunidade para que os estudantes possam desenvolver habilidades na framework de desenvolvimento .NET da Microsoft, por meio de um curso de extensão ofertado em parceria com o SiDi Recife, que é uma unidade do instituto de tecnologia de Campinas (SP) sediado no Porto Digital, em Recife. 

 Ao todo, são ofertadas 50 vagas entre os discentes de graduação nas áreas de Informática do IFPE, distribuídas pelos campi: Afogados da Ingazeira (5 vagas), Belo Jardim (5 vagas),  Igarassu (5 vagas), Garanhuns (5 vagas), Jaboatão dos Guararapes (5 vagas), Recife (5 vagas) e Paulista (20 vagas). Como pré-requisito, o aluno precisará ter cursado as disciplinas da sua grade curricular que tenham como foco introdução à programação e programação orientada a objetos, além de possuir computador ou notebook com acesso à internet para acompanhamento das atividades. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro, por meio de formulário eletrônico disponível AQUI. 

Os estudantes selecionados irão participar de um curso de extensão em formato remoto que terá o foco na plataforma .NET. O curso iniciará com conceitos básicos da linguagem de programação e seguirá até a apresentação de criação de aplicações usando o Windows Presentation Foudation (WPF). Ao longo do curso também serão apresentadas as boas práticas de codificação (clean code) e conhecimentos de sistema de versionamento Git. Além do conteúdo ministrado nas aulas, serão indicados materiais complementares para os estudantes.

Ao término do primeiro mês, os dez alunos com melhores desempenhos serão selecionados para participar da extensão tecnológica resolvendo problemas reais indicados pela equipe de profissionais do SiDi, e receberão uma bolsa de extensão, ao longo dos três meses dessa etapa, no valor de R$ 500,00. 

Nessa segunda etapa, o professor integrador será responsável por acompanhar os 10 alunos realizando reuniões semanais para discutir os projetos desenvolvidos. Além dele, haverá a presença de um profissional do SiDi que terá como responsabilidade traçar as metas e instruir o grupo de alunos nos problemas enfrentados na empresa. Estes alunos serão acompanhados periodicamente por meio de reuniões de Daily meetings que visam representar o dia a dia dos projetos de desenvolvimento na organização.

O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de setembro. As aulas serão realizadas através da plataforma Google Meet em formato síncrono no turno da tarde, sendo a participação obrigatória, e estão previstas para iniciar no dia 14 de setembro. 

Para mais informações, os interessados podem acessar AQUI o documento que apresenta uma descrição detalhada do projeto. 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: rodrigo.lira@paulista.ifpe.edu.br


>>> Acesse também o Edital nº12/2021 FACEPE/SECTI 

>>> Clique aqui para saber mais sobre o SiDI