Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > IFPE Pesqueira participa de Dia de Luta Antimanicomial

Notícias

IFPE Pesqueira participa de Dia de Luta Antimanicomial

por publicado: 19/05/2017 11h41 última modificação: 22/05/2017 15h17

Os estudantes do IFPE Campus Pesqueira participaram, em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do município, no dia 18 de maio, na praça D. José Lopes, do Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

Os usuários do CAPS tiveram a oportunidade de desenvolver atividades lúdicas, com direito a músicas, danças e atividades físicas, como zumba. Também foram distribuídos panfletos explicativos para a população, rodas de conversas e exposição de artesanatos confeccionados pelos próprios pacientes.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental de Pesqueira, Cênia Oliveira, a ação é importante para mostrar a sociedade que o manicômio é algo ultrapassado que deve ser substituído por uma rede de Saúde Mental que dê mais humanidade os pacientes com transtornos mentais. “Durante muito tempo se criou a ideia que a pessoa com transtorno mental deve ficar isolado da sociedade. Hoje, defendemos o inverso. Ele deve estar próximo da família e da sociedade, tendo um acompanhamento da rede de saúde.”, informou Oliveira.

Para a professora Valquíria Bezerra, a parceria entre IFPE e Secretaria de Saúde é antiga e data desde a implantação do curso técnico em enfermagem há mais de 20 anos. “Nós temos uma parceria antiga. Só que há cerca de cinco ano, com a implantação do Centro de Atenção Psicossocial, nós iniciamos uma parceria através de projetos de pesquisa e extensão da área de saúde com a equipe de Saúde Mental do município, com a finalidade de dar visibilidade a desinstitucionalização, que significa, retirar as pessoas que têm transtorno mental dos hospitais de característica antimanicomial e trazê-las para o seu território familiar e social.”, destacou Bezerra.

A Rede de Saúde Mental de Pesqueira, atualmente, atende cerca de 130 usuários, que por meio do CAPS desenvolver parcerias com o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e o Hospital Lídio Paraíba. 

Confira fotos do evento aqui