Divulgado edital unificado do Programa Bolsa Permanência 2021.1

Período de inscrição varia conforme o campus. Estudantes deverão ter e-mail institucional para acessar o sistema.

A Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) publicou, nesta segunda-feira (05), o Edital Unificado do Programa Bolsa Permanência para o semestre 2021.1. O documento contempla os campi Abreu e Lima, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Palmares, Paulista, Pesqueira e Vitória de Santo Antão. O objetivo do programa é ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes por meio da concessão de auxílio financeiro, contribuindo, assim, para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas e minimizando os efeitos das desigualdades socioeconômicas e culturais.

A seleção é voltada para estudantes regularmente matriculados em pelo menos três componentes curriculares em cursos presenciais do IFPE no semestre 2021.1, prioritariamente advindos de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência(s), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. No caso de estudantes atendidos pelo Bolsa Permanência no semestre 2020.2, será preciso apresentar frequência mínima de 75% nas disciplinas do semestre 2021.1. Não poderão concorrer ao programa os estudantes matriculados em cursos ofertados no âmbito do Programa Mulheres Mil, PROIFPE Acesso (pré-vestibular), Pronatec e demais cursos de extensão ofertados pelo Instituto.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, os interessados primeiramente deverão criar seu e-mail institucional, por meio do link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/ . Após a criação do e-mail, as inscrições poderão ser feitas de forma on-line, por meio do Sistema Fluxo.IFPE, conforme período estabelecido no cronograma de cada campus (Anexo I do edital).

Ao acessar o sistema de inscrição, as informações acadêmicas dos estudantes serão importadas automaticamente do Q-acadêmico. Caso as informações não estejam atualizadas, impedindo que o estudante prossiga com a inscrição, o estudante deverá entrar em contato com o Setor de Assistência Estudantil do seu campus.

Os estudantes poderão se inscrever em uma das três opções de acordo com seu perfil socioeconômico:

a) estudantes cotistas com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo (um salário mínimo e meio) ingressantes a partir do semestre de 2015.2 e estudantes atendidos pelo Programa de Moradia Estudantil dos campi agrícolas (Barreiros e Vitória de Santo Antão) que ingressaram através de edital.

b) estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico.

c) demais estudantes que não se incluem em nenhum dos perfis citados anteriormente, com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo (um salário mínimo e meio).

Para finalizar a inscrição, os estudantes deverão digitalizar e anexar os documentos solicitados pelo sistema conforme perfil socioeconômico selecionado. Após a finalização da inscrição, o estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo. As documentações e especificações para o processo de inscrição de cotistas por renda, estudantes da Moradia Estudantil, participantes de programas sociais e inscrição geral estão detalhadas no edital.

Para mais informações e esclarecimentos, acesse o edital ou entre em contato com o setor de Assistência Estudantil do seu campus.

> Confira:  edital | errata ao edital

> Para criar o e-mail institucional, acesse AQUI

> Confira também o tutorial de como criar o e-mail institucional

> Acesse o sistema Fluxo.IFPE