Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > IFPE Campus Pesqueira oferece curso exclusivo para mulheres na área de energia solar

Notícias

IFPE Campus Pesqueira oferece curso exclusivo para mulheres na área de energia solar

A ideia do projeto é buscar motivar mulheres a empreender naquela área que é predominantemente masculina.
por publicado: 15/08/2019 18h55 última modificação: 15/08/2019 18h55

Nesta última segunda-feira (12), o Campus Pesqueira deu início ao curso de energia solar fotovoltaica destinado exclusivamente para mulheres. Estão participando 14 pessoas, entre estudantes do Campus e servidoras.

Confira fotos no Flickr do IFPEhttps://www.flickr.com/photos/151158685@N05/albums/72157710333410422

De acordo com Alexandre Farias, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, a ideia do projeto é buscar motivar mulheres a empreender naquela área que é predominantemente masculina. “Dados do censo 2017 mostram que apenas 30% das vagas de engenharia são ocupadas por mulheres, caindo para 11,7% para o curso de Engenharia Elétrica. Dessa forma, a capacitação está sendo ofertada para alunas do terceiro e quinto período do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus Pesqueira.”, explica Farias.

Histórico - As capacitações em sistemas de energia solar fotovoltaica vêm acontecendo no Campus Pesqueira desde março de 2018 e já formou 56 profissionais. Desse total, apenas duas foram mulheres, comprovando a baixa participação do público feminino.

A iniciativa do IFPE  é parte do Programa EnergIF, coordenado pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC (SETEC/MEC) e apoio pela Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que tem como objetivo principal desenvolver a cultura das energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio de ações para melhoria da infraestrutura, abertura de novos curso, apoio a P&D, sensibilização de gestores e disseminação de informações.