Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > IFPE Campus Pesqueira promove 1º Encontro de Física

Notícias

IFPE Campus Pesqueira promove 1º Encontro de Física

O evento é gratuito e aberto a toda população de Pesqueira e cidades vizinhas.
por publicado: 04/10/2018 07h54 última modificação: 04/10/2018 07h54

Você tem curiosidade sobre cosmologia e galáxias? Queria saber como se monta um foguete educativo? Gostaria de aprender mais sobre a história da astronomia? Pois chegou em Pesqueira a oportunidade de conhecer melhor todas essas questões e muitas outras relacionada a disciplina de física. O IFPE Campus Pesqueira está promovendo entre os dias 17 e 18 de outubro o 1º Encontro de Física. Estão sendo ofertadas 415 vagas, distribuídas em oito minicursos e sete oficinas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://www.even3.com.br/IEF . O inédito evento é aberto a toda população de Pesqueira e cidades vizinhas, assim como professores e estudantes da rede estadual e municipal de ensino que se interessam pelo tema.

=>Confira Programação Completa

O 1º Encontro de Física terá como tema central “Refletindo sobre o Ensino de Física”. No dia 17, a abertura está prevista para ocorrer no auditório do IFPE Campus Pesqueira, a partir das 19h, com apresentações culturais e palestra com Charles Teruhiko Turuba, mestrado em Ensino das Ciências, pela UFRPE, que discursará sobre a trajetória formativa de um professor de física  regidas pelas leis do caos e da entropia.

No dia 18, as atividades começam a partir das 8h 30 min, com minicursos, oficinas e palestras. Os minicursos são: Introdução à engenharia de micro-ondas; História da astronomia; Metodologias ativas no ensino de física – teoria e prática; A física no Portal TEC e outras plataformas; Metodologias para o ensino de física em cursos técnicos de informática; Galáxias – uma visão geral; Cosmologia – uma visão geral; A física quântica através de experimentos.

Já as oficinas ofertadas são: Física na prática – construção de experimentos de baixo custo para o ensino da eletrostática; Raios cósmicos – fundamentos e detecção por câmara de nuvens; Oficina de elaboração de currículos; Introdução ao látex; Rigidez dielétrica, espectro luminoso e ionização de gases; Desvendando a matemática de pêndulo desenhista; Montagem e lançamento de foguetes educativos.

Para o encerramento da programação, está prevista a palestra com o doutor em astrofísica da UFRPE, Antônio Carlos da Silva Miranda que falará sobre o “julgamento de Galileu pela Inquisição.”.

Para um dos organizadores do evento e coordenador do curso de Licenciatura em física, professor José Roberto Tavares, o 1º Encontro de Física será um bom momento para se  compartilhar experiências e inovações. “É bom destacar que durante o evento estarão participando professores excelentes de outras instituições , assim como exposições de alunos que são orientados pelos docentes do curso de física do Campus Pesqueira. Será um evento fantástico e que ficará consolidado no calendário de eventos dessa instituição.”, destacou.