Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > IFPE Pesqueira celebra consciência negra com programação vasta

Notícias

IFPE Pesqueira celebra consciência negra com programação vasta

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet
por publicado: 13/11/2019 18h05 última modificação: 13/11/2019 18h05

Exposição literária, sessões de cinema e rodas de conversa... Essa é só uma parte das atividades que compõem a programação da 1ª Semana da Consciência Negra do IFPE-Pesqueira. O Evento acontece entre os dias 18 e 20 de novembro e qualquer pessoa pode participar.

O tema da 1ª Semana da Consciência Negra é: “Ubuntu: Eu sou porque nós somos”. Ubuntu é uma palavra africana com origem na língua Zulu e tem vários significados humanísticos. Nelson Mandela, líder sul-africano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, definiu Ubuntu da seguinte maneira: “O Ubuntu não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está ao serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na vida.”

Para participar do evento basta se inscrever neste link. As atividades vão acontecer durante manhã, tarde e noite, sob a coordenação das professoras Josineide Braz e Thaysa Cavalcante. A programação completa está disponível aqui.

 

Consciência negra

O dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído em 2011 e é celebrado em 20 de Novembro. A data faz referência à morte do líder negro Zumbi dos Palmares. O Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi, foi um dos mais importantes e conhecidos quilombos do Brasil.