Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > Pró Reitoria de Extensão do IFPE apresenta novos projetos à comunidade Xukuru de Cimbres

Notícias

Pró Reitoria de Extensão do IFPE apresenta novos projetos à comunidade Xukuru de Cimbres

Entre as propostas, encontram-se dois projetos aprovados pela UFRPE e editais do Banco do Brasil e Fundo Brasil de Direitos Humanos.
por publicado: 17/02/2017 11h45 última modificação: 21/02/2017 17h47

Nesta última quarta-feira (15), a Pró Reitoria de Extensão do IFPE apresentou as propostas de continuidade da Caravana de Extensão realizada em dezembro do ano passado à comunidade indígena Xukuru de Cimbres para aprovação e execução junto aquele povo. Entre as propostas, encontram-se dois projetos aprovados pela UFRPE, ações desenvolvidas pela Direção de Extensão do Campus Pesqueira e propostas para os editais do Banco do Brasil e Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Cerca de vinte indígenas participaram da reunião, além do Coordenador de Extensão da Pro Reitoria de Extensão, Marcelo Wanderley; da Coordenadora de Políticas Inclusivas da Pro Reitoria de Extensão, Alaíde Cavalcanti; da Diretora de Extensão do Campus Pesqueira, Anicélia Ferreira e as professoras Vivian Mota e Neide Shianoahra.

A Diretora de Extensão do Campus Pesqueira apresentou as propostas de datas para o curso de Empreendedorismo, a ser ministrado pela professora Samara Sarmento, voltado para os artesões da comunidade e projetos de esportes.

Já Vivian Mota explanou o projeto “Sustentabilidade e Bem Viver”, que será submetido pela comunidade em parceria com o IFPE até o dia 24 desse mês. E por fim, a professora Neide Shinohara, ligada à UFRPE, explicou como poderia ser desenvolvido o plano de “descarte adequado de resíduos sólidos”, daquela comunidade e explicou um pouco do projeto da professora Maria do Rosário Padilha sobre “Educação alimentar e gastronomia sustentável”.

Para Alaíde Cavalcanti, Coordenadora de Políticas Inclusivas, as ações de continuidade desenvolvidas na comunidade de Cimbres consolidam a aproximação do IFPE com esse povo, fortalecendo o Núcleo de Estudos Afra-Brasileiros e Indígenas. Um próximo encontro está agendado para o dia 23 de março com o curso de Empreendedorismo.

Confira as fotos da reunião aqui.