Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > O Campus > Histórico

Histórico

por clesia publicado 09/12/2015 13h26, última modificação 07/01/2016 11h39

Campus PesqueiraA UNED Pesqueira da Escola Técnica Federal de Pernambuco teve sua origem em 1987, dentro do Programa de Expansão do Ensino Técnico elaborado pelo Ministro Marco Maciel durante o Governo José Sarney. Este programa tinha como objetivo interiorizar esta modalidade de ensino, dando oportunidade aos jovens do interior do país de acesso ao Ensino Técnico, possibilitando uma qualificação da mão-de-obra regional. 

Entre as 90 cidades selecionadas para fazer parte deste programa, Pesqueira foi escolhida como o primeiro município a sediar uma Escola Técnica no agreste pernambucano. Esta Unidade de Ensino, apesar de autorizada a funcionar em 1992, só iniciou as suas atividades em 1993, com a oferta dos cursos técnicos integrados de Eletrotécnica e Edificações. Em 5 de abril de 1994, aconteceu a aula inaugural com os primeiros 320 alunos, ministrada pelo Diretor Geral, Professor Rômulo de Lacerda Júnior. Assim se via concretizado o sonho daquelas pessoas que acreditaram no potencial da região. E Pesqueira, denominada pelo Cardeal Arcoverde como Atenas do Sertão, viu renascer a sua vocação educacional. 

Após um breve período sob a direção da Sede-Recife, a UNED Pesqueira passou a ter um diretor próprio, o professor João Bosco Leitão de Melo, com gestão de novembro de 1994 a 21 de fevereiro de 1996, quando foi substituído pela então vice-diretora, a Técnica em Assuntos Educacionais Sandra Florinda de Almeida Maciel Tabosa. No período compreendido entre os anos de 1996 a 2002, a estrutura física desta Unidade de Ensino foi consideravelmente ampliada e reestruturada com a construção da cantina, passarela entre os diversos setores, conclusão da obra do ginásio poliesportivo, construção da guarita do ginásio e a perfuração de um poço artesiano para atender às necessidades de abastecimento. Foram implantados também novos laboratórios de Física, Química, Biologia, Informática, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, práticas de enfermagem, audiovisual e oficina de música.

Em 18 de janeiro de 1999, através de um decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo então ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, a Escola Técnica Federal de Pernambuco passou a ser Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco. A partir desta data, surgiram os cursos técnicos de Eletroeletrônica, Enfermagem e Turismo pós-médio. Em 04 de outubro de 2003 assumiu a Direção da UNED Pesqueira o Sr. José Dijair Antonino de Souza, como resultado de uma "Consulta Pública" promovida pelo Diretor Geral do CEFET-PE, professor Sérgio Gaudêncio Portela de Melo.

 Em novembro de 2003, a UNED Pesqueira do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco completou 10 anos de atividades administrativas e pedagógicas cumprindo com a sua atual missão: "Ser um Centro de Referência para os Sistemas de Ensino, atuando como pólo de excelência para a Educação Profissional no Estado de Pernambuco, oportunizando ao cidadão, ingresso e permanência no mundo produtivo."

Em 01 de outubro de 2004, um decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou o CEFETPE a ministrar Ensino Superior de Graduação e de Pós Graduação lato senso e stricto senso, visando à formação de profissionais e especialistas na área tecnológica. Assim em 6 de fevereiro de 2007, aconteceu a aula inaugural do curso de Licenciatura em Matemática. A primeira turma do curso foi formada por 50 alunos selecionados no processo seletivo 2007.

Em 20 de setembro de 2007, assumiu a direção o professor Erivan Rodrigues da Silva. Em novembro de 2008, a UNED Pesqueira do CEFETPE comemorou seus 15 anos marcados pela qualidade na educação profissional tecnológica através do ensino, pesquisa e extensão.

Em 29 de dezembro de 2008, através da Lei 11.892 sancionada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a UNED Pesqueira do CEFETPE transformou-se em Campus Pesqueira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.