Notícias
“Vamos continuar trabalhando por uma educação de qualidade”
Na noite desta sexta-feira (13), a comunidade do campus Recife assistiu à cerimônia de posse de seu novo diretor-geral. O evento, que marca publicamente o início da gestão de Marivaldo Rosas a frente da instituição, contou com a presença de servidores, estudantes e familiares do gestor. Presidindo a mesa de honra da cerimônia, a reitora do IFPE professora Anália Rodrigues abriu sua fala fazendo considerações o momento político atual e ressaltou o papel do Campus no processo de empoderamento através da educação. “Para vencermos esse desafio, convido o campus Recife a construirmos um IFPE democrático e dialógico”, disse a gestora.
Quem também ressaltou a turbulência do momento político atual foi o professor José de Arimatéa. Para ele, os acontecimentos recentes no cenário nacional são uma ação que gera uma reação específica de instituições como o IFPE: “Nossa reação será sempre pela via da educação”, resumiu. Já o ex-diretor pro-tempore do campus Recife, professor Ozias Ferreira, destacou o histórico do IFPE ao longo de seus quase 107 anos. Para ele, a responsabilidade da instituição não se limita apenas às aulas. “Nosso trabalho está além do conteúdo, está na formação ética de nossos alunos”, disse.
A cerimônia de posse também contou com homenagens. Subiram ao palco do auditório o professor Francisco Granata e o servidor José Melo. Em seus discursos, ambos reafirmaram o apoio ao trabalho que será desenvolvido por Marivaldo nos próximos quatro anos de sua gestão. “Estou em paz de ver um projeto vitorioso como esse de hoje, que concretiza a gestão de Marivaldo e Anália”, disse o professor. Já Melo destacou o trabalho contínuo: “O Campus possui um peso histórico que vamos carregar junto com você, professor”.
Além dos ritos procedimentais de posse e transmissão do cargo, a cerimônia desta sexta contou também com a apresentação do Coral do IFPE, regido pela professora e maestrina Lucivanda Souza. O repertório, decidido em conjunto entre o Coral e o novo diretor, trouxe as canções “Ouve essa banda, meu povo”, “Leão do Norte” e “Asa Branca” e contagiou a platéia. Para marcar o encerramento do evento, o diretor empossado relembrou um pouco de sua longa relação com o IFPE e afirmou seu compromisso com a comunidade que o escolheu. “Tenho plena convicção do meu papel como gestor dessa instituição e quero, nesse ato de posse, fazer um convite à comunidade do campus Recife: vamos assumir juntos, nesse mundo de tanto individualismo, o trabalho de olhar para o outro”, disse.
Presenças – Além das comitivas de gestores do campus Recife e da reitoria, a cerimônia de posse contou com a presença de figuras importantes na história da instituição. Os ex-reitores do IFPE, Cláudia Sansil e Sérgio Gaudêncio compareceram para o momento de posse, juntamente com professor Jairo Brito, vereador do Recife. Rosas também destacou, além da presença da família, colegas aposentados e estudantes que o acompanharam durante o processo eleitoral.