Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Campus Recife promove curso de extensão em Gênero e Sexualidade na Escola

Campus Recife promove curso de extensão em Gênero e Sexualidade na Escola

Iniciativa é voltada para docentes dos cursos técnicos integrados e da rede estadual de ensino. Inscrições seguem até dia 1º/09
por publicado: 19/08/2016 12h34 última modificação: 31/08/2016 11h07

Os setores de Serviço Social e de Psicologia do IFPE - Campus Recife promovem o Curso de Gênero e Sexualidade na Escola, voltado especificamente para docentes dos cursos Técnicos Integrados e professores da Rede Estadual de Ensino. As inscrições, que iniciam no dia 20 deste mês e vão até 1º de setembro, são gratuitas e podem ser realizadas através do preenchimento deste formulário (disponível aqui). O curso é fruto de uma parceria com a Diretoria de Educação a Distância (DEAD) e o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED/Proext). Ele é semipresencial e tem 45h de carga horária, com início das aulas previsto para o dia 10 de setembro. Ao fim, todos os participantes recebem um certificado de conclusão pela Proext.

As aulas presenciais, realizadas em três encontros no Campus Recife, serão ministradas pela assistente social Adiliane Batista e pela psicóloga Daniela Torres. O conteúdo, as atividades e avaliações do curso estarão disponíveis na plataforma online Moodle, utilizada pela DEAD. Segundo Adiliane, a abordagem dos assuntos será em questões que envolvam gênero e sexualidade junto à educação, poder e violência, como: identidade e orientação sexual, violência contra a mulher e outros gêneros, divisão sexual do trabalho, transexualidade, travestilidade, educação sexual na escola, entre outros temas. O projeto inicial é voltado apenas para docentes, mas já há planos para que, futuramente, ele se expanda para a comunidade em geral.

A ideia de realizar o Curso de Gênero e Sexualidade surgiu de um projeto de extensão, coordenado por Adiliane e Daniela, sobre formação em gênero e sexualidade. Iniciado em 2013 e ainda em execução, a proposta é voltada para este tipo de instrução tanto para professores, quanto para estudantes. Um curso similar foi realizado com docentes das escolas municipais do bairro da Várzea e, também, com discentes do Campus Recife e os da Rede Estadual de Ensino. “Então percebemos que havia uma grande necessidade de expandir esse projeto e realizá-lo com mais professores, já que os jovens nos mostraram que possuem certa dificuldade em dialogar e discutir com seus docentes sobre esta temática nos seus cotidianos”, explica Adiliane.

Para a assistente social, o curso possui uma grande relevância na formação dos docentes e estudantes e incentiva uma melhor interação entre eles. Além disso, os professores vão estar mais preparados para lidar com questões de gênero e sexualidade e aptos para oferecer suporte aos discentes. “A discussão sobre gênero e sexualidade é essencial e não deve estar limitada ao campo do privado e da educação doméstica. Ela também deve ser problematizada no âmbito público e educacional”, opina.

Curso de Extensão Gênero e Sexualidade
Semipresencial | Carga Horária: 45h