Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > CineFilô promove roda de conversa sobre tempo e trabalho na cidade de Toritama

Notícias

CineFilô promove roda de conversa sobre tempo e trabalho na cidade de Toritama

Encontro on-line acontece dia 30 de setembro e é aberto ao público
por publicado: 16/09/2020 13h11 última modificação: 16/09/2020 13h16

O próximo debate virtual promovido pelo Projeto de Extensão “CineFilô 2020: Evocações Pernambucanas” acontece no dia 30 de setembro, das 15h às 17h. A atividade faz parte da série de encontros promovidos pelo projeto, na qual diversos cenários apresentados por filmes pernambucanos são trazidos para a realidade e debatidos a partir de um contexto social. Desta vez, a roda de conversa aborda a temática do “Tempo e Trabalho na terra do ouro azul" através do documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”, dirigido por Marcelo Gomes e produzido por João Vieira Júnior e Nara Aragão. A obra retrata o cenário da cidade de Toritama, polo pernambucano de confecção de jeans, e a relação de seus trabalhadores com o único momento de lazer do ano, o carnaval. O evento é aberto ao público e requer inscrição prévia através do formulário, a ser acessado aqui.

Durante o ato de inscrição os interessados devem informar um e-mail para contato. A partir dele, será enviado o link para o debate e também o certificado de participação. Vale ressaltar que, para participar, é necessário assistir previamente o documentário - disponível gratuitamente através de um link disponível no formulário entre os dias 28 e 29 de setembro.

Na roda de conversa estarão presentes figuras inseridas tanto na produção do documentário, quanto nas perspectivas a serem debatidas no encontro. São elas: João Vieira Júnior, que fez parte da produção da obra, e professores integrantes da Coordenação Acadêmica de Filosofia e Sociologia (CAFS) do Campus, como Ivon Guimarães e Nathalia da Mata Atroch, ambos professores de Sociologia. A mediação do evento fica por conta do professor de Filosofia Evandro Fonseca. Na coordenação do projeto está a professora de Filosofia Fernanda Celi, que recebe o auxílio dos bolsistas do CineFilô Jéssica Nascimento Lima e Ronaldo Campelo Silva.

Sobre o documentário - A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável: a cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os moradores trabalham sem parar, orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval - o único momento de lazer do ano -, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.

CineFilô 2020: Evocações Pernambucanas
Tema: “Tempo e Trabalho na terra do ouro azul"
Documentário:  “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”
Formulário de inscrição | Disponível aqui
Dia do evento | 30 de setembro
Horário | 15h às 17h