Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Docentes do Campus debatem reforma do Ensino Médio

Docentes do Campus debatem reforma do Ensino Médio

Evento, que fez parte do Encontro Pedagógico, movimentou o auditório
por publicado: 21/02/2017 14h26 última modificação: 21/02/2017 14h26

Na manhã desta segunda-feira (20) teve início o Encontro Pedagógico, que reuniu docentes e servidores administrativos do Campus Recife. O evento, que aconteceu no auditório, foi marcado pela palestra “Pressuposto das Inovações Curriculares - Reforma do Ensino Médio e suas implicações na Educação Profissional”, ministrada pelo Dr. Dante Henrique Moura, professor do IFRN. Na abertura, o diretor-geral do Campus Marivaldo Rosas ressaltou a importância do debate sobre as nova diretrizes do Ensino Médio e seus impactos na educação promovida pelo IFPE. Além de professores e administrativos da casa, estavam presentes o diretor de Ensino Ozias Ferreira, o diretor de Assistência ao Estudante Valter Tavares e a diretora de Políticas Institucionais Maria Carolina Bello.

Durante a palestra, Dante Moura abordou a temática da Reforma do Ensino Médio no contexto da reformulação dos projetos de cursos do IFPE. Ele explicou as principais mudanças que acontecerão com a Reforma, aprovada no último dia 16, e irão afetar diversas instituições públicas de educação. Entre elas, a falta de obrigatoriedade de algumas disciplinas (como Artes, Sociologia, Filosofia e Educação Física) na mudança curricular, a ampliação da carga horária (com incentivo ao ensino em tempo integral) e o aumento da participação de iniciativas privadas na educação pública.

Ao fim da palestra, os professores participantes realizaram um debate com Dante sobre o tema, além de tirarem dúvidas sobre as aplicações da Reforma nas práticas institucionais do campus. O Encontro Pedagógico segue nesta terça-feira (21) com reuniões, determinadas por cada curso, envolvendo docentes, chefias dos departamentos e respectivas coordenações.

Nesta quarta (22) começam as aulas do primeiro semestre de 2017, para todos os estudantes do Campus Recife. Para quem vai cursar um dos cursos superiores da instituição, a Aula Magna acontece às 18h30, no auditório do Campus.