Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Estudante qualificado para competição na China

Estudante qualificado para competição na China

Juventino Ferrér está na delegação que representará o Brasil em Olimpíada Internacional de Astronomia
por publicado: 06/08/2018 10h24 última modificação: 12/04/2019 15h04

A comunidade acadêmica do Campus Recife já está acostumada com as conquistas do estudante do curso técnico de Química Juventino Ferrér. Medalhista nas competições nacionais de física, astronomia e astrofísica, ele agora faz parte da delegação que vai representar o Brasil na XII Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em inglês). A competição acontecerá em Pequim (China), entre os dias 03 e 11 de novembro.

Para fazer parte do grupo de cinco estudantes do Ensino Médio, Juventino se lançou num processo seletivo dos mais disputados. Foram seis etapas, com início ainda em 2017, durante a realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), uma competição com 100 mil participantes de todo o país. As duas mil melhores notas foram selecionadas para uma pré-seletiva via web, já no início de 2018. As 200 melhores notas estavam qualificadas para a seletiva presencial, que aconteceu no Rio de Janeiro, no mês de maio. Juventino ficou entre as 35 maiores notas, o que o habilitou para as duas etapas de treinamento, em junho, que aconteceram em São Paulo.  Depois dessa longa jornada, a comissão organizadora da seletiva anunciou o nome dos dez integrantes, sendo os cinco primeiros para compor a delegação que vai pra China e os demais, a delegação que representa o Brasil na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica, que acontecerá no Paraguai. Juventino ficou na terceira posição, com média final de 67,90.