Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Estudantes do Campus participam de mutirão pela inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Notícias

Estudantes do Campus participam de mutirão pela inclusão de pessoas com Síndrome de Down

Discentes ligados ao Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE) integraram programação de evento
por publicado: 26/03/2019 14h14 última modificação: 12/04/2019 14h15

Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, a Prefeitura do Recife e a ONG Fazendo Acontecer realizaram um mutirão com diversos atendimentos no último sábado (23), no EcoNúcleo do Parque da Jaqueira. Entre os grupos convidados para participar das apresentações culturais, estavam duas turmas de estudantes com a Síndrome ligados ao Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE) do IFPE Campus Recife  

O grupo, idealizado em 2015 pela professora de Inglês Denise Barbosa como projeto de Extensão do CELLE, vem, há quase três anos, ensinando Inglês básico para pessoas com Down. Os estudantes Amanda Lima, Amanda Moraes, Sérgio Ramos, Lucas Evaristo, Antônio Coutinho, Daniela Nazário, Carlos Eduardo e Rayane Barbosa cantaram e dançaram no evento ao som da música “I feel good”, de James Brown, para alegrar a plateia. A equipe ainda conta com outros membros. 

A professora Denise comenta que recebeu o convite de um outro grupo convidado, o Down+. “O Fazendo Acontecer é um projeto enorme que acontece no Parque da Jaqueira todo ano para comemorar e lutar a favor da inclusão. Esse é o primeiro ano que fomos chamados para nos apresentar”, comemora.

Além de ter disponibilizado oficinas culturais e atividades de lazer para os participantes, o mutirão ofereceu orientação e atendimento jurídico para os convidados. Consultas com uma equipe de múltiplas áreas, como Nutrição, Terapia Ocupacional e Pneumologia, também foram oferecidas para os interessados.