Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Estudantes do Campus Recife são semifinalistas na Olimpíada Brasileira de Cartografia 2019

Das mais de 1300 equipes de todo o país competindo, o grupo do Campus Recife alcançou a 78° posição
por publicado: 02/10/2019 15h28 última modificação: 08/10/2019 16h57

Estudantes do Campus Recife foram semifinalistas da III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) 2019. A equipe coordenada pelo professor Enildo Gouveia integra os estudantes Vitor Matias, Vinicius Medeiros, Alba Kaline e Nirvana Bandeira, do cursos Técnicos Integrados em Eletrotécnica e em Edificações. Concorrendo com mais de 1300 equipes de todo o território nacional, os quatro discentes terminaram a competição na 78ª posição.

É a primeira vez que o Campus Recife participa da OBRAC e, segundo Vinicius Medeiros, foi um momento de grande aprendizado. “A experiência foi muito boa. Começamos a sair para conhecermos os lugares e isso nos proporcionou uma contextualização para a produção dos mapas táteis. Poderíamos ter ido além da 78ª posição, mas a experiência, sem dúvidas, foi marcante”, conta.

Após cinco meses de trabalho intenso, a equipe passou pelas três fases online da olimpíada, que inclui provas teóricas e práticas. Apesar da boa nota que receberam na semifinal (quarta fase), acabaram ficando de fora da final, quando os três primeiros colocados são convocados a participar de uma etapa presencial que acontece no Rio de Janeiro.

A experiência adquirida foi o fator de maior valia na competição para o professor Enildo Gouveia. “Mesmo sendo professor de ensino superior em Cartografia, aprendi bastante com essa olimpíada, tanto na elaboração dos projetos quanto no dia a dia com os estudantes. A sensação que fica é de aprendizado e felicidade”, revela.

A OBRAC é uma olimpíada que acontece a cada dois anos e é dedicada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, entre 13 e 19 anos, das escolas públicas e privadas. A cartografia, foco principal da competição, é uma linguagem comunicacional derivada da geografia para um melhor entendimento da organização espacial, geralmente através de mapas e cartas. Ela compreende a sociedade nas suas relações físicas, políticas, econômicas e sociais.