Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Estudantes novatos já podem acessar sua numeração de matrícula

Estudantes novatos já podem acessar sua numeração de matrícula

Início das aulas está marcado para o dia 25 de outubro
por publicado: 15/10/2021 17h12 última modificação: 15/10/2021 17h21

Após a conclusão do processo de registro dos candidatos que ingressaram no Campus Recife via SiSu e Processo Seletivo 2021.2, o Departamento de Gestão e Controle Acadêmico (DGCA) divulga o número de matrículas dos estudantes. Agora, os calouros devem obter sua numeração de matrícula através da plataforma Qual a Matrícula.

O programa funciona de maneira simples: o estudante digita o CPF e recebe na tela o seu número de matrícula. Com ele em mãos, será possível realizar os procedimentos necessários para abrir a conta do e-mail institucional, através do site Meu E-mail IFPE, e no sistema do Q-Acadêmico. Importante ressaltar que o e-mail institucional é de uso obrigatório para realização das atividades e aulas remotas no Campus, portanto, todos os estudantes deverão criar a conta e acessá-la regularmente. Já o Q-Acadêmico é o sistema de acompanhamento acadêmico (consulta de notas, número de faltas, disciplinas cursadas etc) e onde, a partir do segundo período, todo estudante veterano realiza sua matrícula.

No caso de dúvidas sobre os processos acadêmicos, é possível acessar o Canal no Youtube da Gestão Acadêmica (aqui). Nele, estão disponíveis vídeos sobre como criar o e-mail institucional ou realizar o primeiro acesso ao sistema acadêmico. Também é possível acessar os tutoriais e informações em formato de texto:

>> Primeiro acesso ao Q acadêmico
>> Como Emitir declaração
>> Organização acadêmica institucional

A DGCA informa ainda que os estudantes da Especialização em Matemática Comercial, Contábil, Econômica, Atuarial e Financeira ainda não tiveram sua matrícula gerada no sistema Qual a Matrícula. Desse modo, devem aguardar até este domingo (17/10) para acessar a ferramenta. Demais estudantes, caso não encontre seu número de matrícula na plataforma disponibilizada, devem enviar um e-mail para . No assunto do e-mail deve conter a frase  “número de matrícula ” e no corpo dele deve ser informado nome, CPF, curso e em qual chamada ou reclassificação o discente foi convocado.

Quanto às questões pedagógicas, no caso de dúvidas, os discentes podem entrar em contato com o Departamento Acadêmico responsável pela sua modalidade de ensino. Para os cursos técnicos (Integrados e subseqüentes) o responsável é o Departamento Acadêmico dos Cursos Técnicos (DACT), cujo Chefe é o professor Aramis Leite. O DACT funciona no Bloco A, sala A 14, e o e-mail para contato é dact@recife.ifpe.edu.br. Já para os cursos superiores existe o Departamento Acadêmico dos Cursos Superiores (DACS), chefiado pelo Professor Ronaldo Faustino. O DACS está localizado no Bloco C do Campus, na sala 54, e o contato é dacs@recife.ifpe.edu.br

Mais informações sobre datas importantes estão disponíveis no Calendário Acadêmico do semestre 2021.2 (aqui).