Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Grupo de pesquisadores do Campus publica artigo científico em revista internacional

Pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Leman
por publicado: 19/08/2020 17h05 última modificação: 19/08/2020 17h52

Um grupo formado por docentes e estudantes do Campus Recife publicou artigo oriundo de pesquisa na revista científica International Journal Of Hydrogen Energy, periódico oficial da Associação Internacional de Energia de Hidrogênio. Com o título "Ultrasound as a tool for reducing energy consumption in electrocatalytic hydrogenation ofaromatic ketones using graphite as catalyst support" o artigo (disponível aqui) tem como objetivo aplicar os princípios da química verde por meio do uso de ondas de ultrassom no processo de hidrogenação de substâncias orgânicas. Esta ação evita a utilização de solventes orgânicos agressivos ao ambiente.

O trabalho de investigação resultante no artigo foi desenvolvido ao longo dos anos de 2018 e 2019 dentro do Laboratório de Eletroquimica e Materiais Nanoestruturados (Leman), que é coordenador pelos docentes Márcio Vilar e Frederico Duarte. O Leman produz, desde a sua formação em 2014, pesquisas relevantes e que também já foram publicadas por revistas científicas a nível nacional e internacional. Fizeram parte desse trabalho as estudantes do curso técnico integrado em Química Industrial Maria Eduarda Pereira e Maria Eduarda Barreto, além da estudante egressa do Campus, Sarah Calado Galvão. Todas desenvolveram atividades vinculadas ao programa de iniciação ao desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI) do Campus Recife.

Segundo Márcio Vilar, com os resultados apresentados pela pesquisa, outros cientistas podem melhorar a eficiência energética de processos sintéticos semelhantes. “O trabalho reduz em mais de seis vezes o consumo de energia, quando comparado a outros processos análogos. Ele também reduziu custos operacionais por meio da utilização de temperatura e pressões ambientes, ausência de solventes e materiais de baixo custo, como o cátodo do grafite”, explica.

Para Eduarda Pereira fazer parte da pesquisa e poder contribuir no âmbito científico é motivo de orgulho. “Foi uma oportunidade incrível pelo enorme aprendizado que adquiri ao longo desses meses, trabalhando em equipe, observando, executando e criando. Poder contribuir com a ciência é, sem sombra de dúvidas, uma das coisas mais inspiradoras que eu já fiz”, revela. O mesmo pensamento é compartilhado pelo coordenador Márcio. “É gratificante colher os frutos de um trabalho que começou há 5 anos e que cresce a cada dia. Nosso grupo não seria nada sem os estudantes de mestrado, doutorado e de iniciação científica que tivemos o prazer de orientar”, avalia.

Participação Interinstitucional – A pesquisa sobre o uso de ondas de ultrassom contou com a colaboração de pesquisadores dos departamentos de engenharia mecânica e refrigeração do Campus Recife, José Ângelo Peixoto e Álvaro Ochoa, respectivamente, e do pesquisador do Leman, Rodrigo Nogueira. Também auxiliaram no processo, os pesquisadores dos setores de química e engenharia química da UFPE, Marcelo Navarro, Jonite Angela da Paz e Celmy Bezerra. O pesquisador do departamento de química da Universidade Federal de Sergipe, Gabriel Francisco da Silva, também colaborou com o projeto. Para Villar, essa articulação é uma das chaves para a produtividade do grupo: “Essa união é refletida em nossos artigos, projetos e patentes em conjunto”.