Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Grupo desenvolve software de medição durante quarentena

Notícias

Grupo desenvolve software de medição durante quarentena

Programa pode ser utilizado tanto no meio acadêmico quanto na área industrial
por publicado: 12/06/2020 19h54 última modificação: 15/06/2020 18h36

Mesmo diante do cenário desafiador da pandemia de covid-19, integrantes do Campus dedicados à pesquisa têm se esforçado para dar sequência a alguns trabalhos. Um grupo que manteve atuação, por meio de encontros virtuais, foi o de “Toleranciamento e Metrologia”, que apresenta contribuição importante na área de Gestão da Qualidade. No meio industrial, para o controle de qualidade, como também em determinadas atividades de pesquisa, muitas vezes, é necessária a delimitação de amostras de elementos ou de uma população. Nesse sentido, o grupo desenvolveu um software que determina o tamanho da amostra necessária para atingir confiabilidade no processo de avaliação, tanto no âmbito industrial quanto em pesquisas científicas. Com o desenvolvimento do programa “Sample Size Calc”, analistas de processos industriais e pesquisadores científicos serão beneficiados em suas rotinas de trabalho, tornando-as mais eficazes. A ferramenta está disponível de forma gratuita, através do endereço: https://sites.google.com/site/samplesizecalcsoftware.

Coordenado pelo professor José Eduardo Ferreira, de Mecânica, o grupo, que é interdisciplinar, conta com profissionais das engenharias mecânica, química e de produção, além da área farmacêutica. Participam os docentes do Campus Recife Antônio Marcos Soares, Eduardo Alécio e Nelson Gonçalves da Silva. Ainda compõem o grupo o docente da UFPE Carlos Oliveira, da UPE Rogério Pontes e o professor do CEFET-RJ Sidney Oliveira. Os estudantes do Campus Recife Lucas Freire, Lyálisson Fagundes, Marcus Torres e Mázio Silva estão, igualmente, envolvidos no projeto.

Dentre as funcionalidades do software, destacam-se o ambiente interativo por meio da homepage de fácil utilização e o fornecimento rápido e confiável do tamanho mínimo da amostra. “Ele calcula o número exato de amostras que você terá que medir em função do tipo de processo que você desejar. É de grande serventia tanto para o âmbito acadêmico, quanto industrial”, explica o professor Antônio Soares.

Ao longo de sete anos de atuação, além da produção de artigos para congressos e revistas, o grupo Toleranciamento e Metrologia obteve duas patentes e sete registros de software. Devido ao isolamento social, a equipe passou a se reunir por videoconferência, ocasiões nas quais idealizaram e produziram o “Sample Size Calc”. Para Antônio, a dedicação do grupo e o incentivo institucional por parte do Campus foram fatores importantes para que o projeto fosse desenvolvido de forma remota. “Levamos do dia 19 de março ao dia 05 de junho para desenvolver o software. A ideia surgiu durante a quarentena. Isso evidencia a produção científica e tecnológica no âmbito institucional, inclusive, durante o isolamento social”, salienta o docente.