Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > IFPE realiza consulta sobre a proposta do MEC para desmembramento da Instituição nos dias 14 e 15

Notícias

IFPE realiza consulta sobre a proposta do MEC para desmembramento da Instituição nos dias 14 e 15

Campus Recife convoca comunidade para esclarecer o tema na próxima segunda (13)
por publicado: 09/09/2021 13h56 última modificação: 09/09/2021 14h04

Nesta semana, o IFPE publicou o regulamento do processo de consulta à Comunidade sobre a proposta de desmembramento da Instituição apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). O plebiscito acontece das 8h do dia 14 de setembro até as 20h do dia 15 de setembro, de forma virtual, através do sistema Fluxo IFPE. Podem participar da consulta toda a comunidade do IFPE Campus Recife (servidores pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IFPE e estudantes regularmente matriculados ou com matrícula-vínculo ativa no Instituto).

Para participar da votação, o(a) servidor(a) ou discente, devem possuir cadastro no Acesso Unificado do IFPE. Aqueles ainda não cadastrados devem realizá-lo entre os dias 08 e 13 de setembro de 2021, até às 17h, através do endereço eletrônico http://acesso.ifpe.edu.br. No caso de dúvidas ou de contestação da listagem oficial preliminar dos votantes, a Comunidade Institucional está disponível para contato no endereço de e-mail: consultacomunidade@reitoria.ifpe.edu.br. O período de contestação acontece nos dias 09 e 10 de setembro, até às 17h, pelo e-mail mesmo endereço de e-mail, conforme cronograma disposto no regulamento.

LINHA DO TEMPO - O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, foi convocado pelo Ministério da Educação para uma reunião em Brasília, que aconteceu no dia 30 de agosto, sobre o reordenamento dos Institutos Federais. A proposta apresentada sugere a criação de dez novos institutos em toda a Rede Federal, mas o Ministério deixa claro que não haverá a criação de novos campi, apenas a redistribuição dos já existentes entre os Institutos que serão criados. Para se posicionar oficialmente diante do projeto, que inclui a divisão do IFPE, o Colégio de Dirigentes do IFPE decidiu em reunião ocorrida no dia 01 de setembro pela consulta à comunidade que, na sequência, será levada para apreciação do Conselho Superior, no próximo dia 16. A decisão do IFPE será enviada ao MEC no dia 20 de setembro.

Nesta quinta-feira (09), às 16h, o reitor José Carlos de Sá e a reitora do IF SertãoPE, Maria Leopoldina Veras Camelo, participam de encontro virtual para debater a proposta que sugere a divisão de algumas instituições da Rede Federal, incluindo o IFPE. A transmissão acontece on-line no canal do IFPE no YouTube, disponível aqui. Saiba mais sobre o evento virtual aqui

No Campus Recife, a Direção-Geral se reúne virtualmente com a comunidade na próxima segunda-feira (13), às 16h, para esclarecer o processo. O encontro será através do Google Meet e o link de acesso a sala será enviado para o e-mail institucional dos servidores uma hora antes do evento. 

SOBRE A PROPOSTA - Atualmente, o estado de Pernambuco conta com dois institutos federais: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com 16 Campi, e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), que possui sete Campi, cada um com reitoria própria. A proposta do MEC é dividir o IFPE e criar um terceiro instituto, o Instituto Federal do Agreste de Pernambuco (IF Agreste-PE), dividindo os campi já existentes entre os dois IF. 

Nesse caso, os campi Belo Jardim, Barreiros, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão, que participam do IFPE, passariam a integrar o IF Agreste-PE. Já o Campus Afogados da Ingazeira iria fazer parte do IF Sertão-PE. Com isso, o IFPE ficaria apenas com os oito campi da região metropolitana do estado: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.

>> Live com os reitores do IFPE e IF Sertão-PE
Nesta quinta (09), às 16h, no Canal do IFPE no Youtube

>> Reunião com a Direção-Geral do Campus Recife
Na próxima segunda-feira (13), às 16h, via Google Meet

>> Consulte a proposta detalhada do MEC
>> Consulte o regulamento do processo de consulta
>> Consulte a Listagem Oficial Preliminar dos votantes Servidores(as)
>> Consulte a Listagem Oficial Preliminar dos votantes Discentes